Inovação e Tecnologia

EDP vai produzir energia eólica no mar

Na Aguçadoura, entre a Figueira da Foz e Santa Maria da Feira, vão surgir novos moinhos de produção de energia eólica, desta feita fundeados no mar. Trata-se da tecnologia WindFloat, introduzida no nosso país pela EDP em parceria com a empresa norte-
Versão para impressão
[Fotografia: © Principle Power]

Na Aguçadoura, entre a Figueira da Foz e Santa Maria da Feira, vão surgir novos moinhos de produção de energia eólica, desta feita fundeados no mar. Trata-se da tecnologia WindFloat, introduzida no nosso país pela EDP em parceria com a empresa norte-americana Principle Power.

A tecnologia WindFloat, inédita no sul da Europa, consiste na instalação de uma plataforma semi-submersível, semelhante à de uma petrolífera. O seu funcionamente assenta em três pilares – num deles encontra-se a torre eólica.

Numa fase inicial, a energia será gerada a partir de uma turbina de 2MW, mas a EDP ambiciona elevar esse valor para os 5MW no futuro, avança a agência Lusa.

No conjunto, a elétrica portuguesa quer atingir uma capacidade de 150 MW com este projeto piloto a ser desenvolvido na Aguçadoura.

Saiba mais sobre a tecnologia WindFloat no vídeo apresentado em baixo.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub