Cultura

EDP: Concurso dá 20 mil euros ao melhor artista

Começaram ontem, e até ao dia 23 de Fevereiro, as inscrições para o Prémio Novos Artistas Fundação EDP, que a cada dois anos premeia os melhores nas áreas das artes plásticas e visuais. 20 mil euros é o valor que o vencedor poderá ganhar.
Versão para impressão
Já arrancaram as inscrições para o Prémio Novos Artistas Fundação EDP que a cada dois anos premeia os melhores nas áreas das artes plásticas e visuais. Vinte mil euros é o valor que o vencedor poderá ganhar.

De acordo com a informação disponiblizada no site oficial do concurso, podem candidatar-se artistas portugueses, residentes ou não no país, e artistas estrangeiros que vivam em Portugal.

No momento da candidatura, os artistas deverão apresentar um portefólio, em formato papel ou digital, onde deverá constar elementos como o Curriculum Vitae, imagens do trabalho, bem como outros elementos que o autor considere relevantes.

Os candidatos serão selecionados por dois comissários independentes, Filipa Oliveira e Sérgio Mah e por João Pinharanda, programador cultural da Fundação EDP.

Os finalistas serão convidados a criar obras para uma exposição que terá lugar no Museu da Eletricidade, com inauguração prevista para Junho. Os candidatos selecionados receberão uma verba de 3.500 euros para a produção do trabalho.

Em relação ao vencedor do concurso, este será escolhido, entre todos os finalistas, por um jurí internacional, constituído por personalidades com mérito na área das artes plásticas e visuais e um representante da Fundação EDP. O artista vencedor será premiado com um valor de 20 mil euros.

O Prémio Novos Artistas Fundação EDP foi instituído em 2000, com o objetivo de apoiar a criação e os valores da arte contemporânea, e têm-se revelado “fundamental” para o ínicio ou o reforço de carreiras nacionais e internacionais de diversos artistas.

Nas últimas 10 edições, o concurso já premiou nomes como Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, entre outros.

Faça AQUI a sua candidatura.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório