Inovação e Tecnologia

Ecrã de computador em ´braille` ainda este ano

Atualmente, os invisuais só conseguem ler uma linha do ecrã dos seus computadores de cada vez, recorrendo a um software e um equipamento cujo preço é demasiado elevado. Mas em breve estará disponível uma nova invenção que permitirá estes utilizado
Versão para impressão
Atualmente, os invisuais só conseguem ler uma linha do ecrã dos seus computadores de cada vez, recorrendo a um software e um equipamento cujo preço é demasiado elevado. Mas em breve estará disponível uma nova invenção que permitirá estes utilizadores tirarem o máximo partido da Internet e de outras aplicações informáticas.

A Universidade da Carolina do Norte (Estados Unidos) está a desenvolver um ecrã de computador que permitirá aos cegos tirarem todas as vantagens das aplicações de um computador, incluindo a utilização da Internet. O novo ecrã fará ainda o “refresh” automático das páginas.

Já existem plataformas capazes de converter textos ou sites em braille, mas, além do seu preço elevado, apenas possibilitam a leitura de uma linha de cada vez, explica um dos investigadores, Neil Di Spigna, numa nota divulgada da universidade.

Para desenvolver uma ferramenta mais funcional e barata, os investigadores estão a criar um ecrã em braille, que usa pontos em relevo representando letras e números, permitindo assim a leitura aos invisuais.

O novo mecanismo também poderá “traduzir” imagens, ao mapear pixéis, e transformá-las em relevos. Um protótipo operacional deverá estar concluído dentro de um ano.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório