Ambiente

Ecoveículo luso faz 2.568 km com um litro de gasolina

NULL
Versão para impressão

Um veículo protótipo da Universidade de Coimbra conseguiu percorrer 2.568 quilómetros com apenas um litro de gasolina, arrebatando o 3.º lugar na competição dos veículos menos poluentes da Shell Eco-marathon 2011, realizado na Alemanha, e afirmando-se como a melhor equipa portuguesa e ibérica.

A equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), que reuniu alunos de engenharia automóvel e de engenharia mecânica, e teve como piloto a estudante de economia Ana Rita Lopes, melhorou a distância percorrida desde a edição anterior, onde percorrera 2.204 quilómetros.

Com apenas um litro de gasolina sem chumbo 95, a uma velocidade média de 30 km/h, o Eco Veículo da FCTUC conquistou o 4.º lugar da classificação geral (consumo) de Protótipos de combustão interna e o 3.º lugar na categoria de veículos menos poluentes (menos emissões de CO2).

A competição decorreu sexta-feira, sábado e domingo no Circuito de Lausitz, na Alemanha. No evento participaram 187 equipas de vários países europeus. Este ano, a competição inaugrou uma nova classe de competição, para carros com motor elétrico(hidrogénio, baterias ou energia solar).

Cliqui AQUI para consultar os resultados finais da competições.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório