Negócios e Empreendorismo

Economia: Balança comercial positiva após 69 anos

O Banco de Portugal prevê que, ainda este ano, o país consiga um excedente da balança comercial de bens e serviços. A acontecer, esta será a primeira vez que a situação se observa no nosso país desde 1943.
Versão para impressão
O Banco de Portugal prevê que, ainda este ano, o país consiga um excedente da balança comercial de bens e serviços. A acontecer, esta será a primeira vez que a situação se observa em décadas, já que o último excedente comercial ocorreu em 1943.
 
De acordo com a Agência Financeira, que avança dados do Banco de Portugal, a inversão de perfil vai acontecer ainda em 2012, com uma previsão de subida ligeira (0,4%), que aumentará para 2,5% em 2013, o que irá permitir que o saldo externo global alcance também valores positivos, que não são registados no nosso país há 69 anos. 
 
As previsões do Banco de Portugal apontam para que as exportações continuem a ser “a componente mais dinâmica da procura global” e a entidade sublinha essencialmente o esforço feito pelas empresas portuguesas na procura de novos mercados, o que aumenta as vendas para o exterior e contribui para combater as dificuldades da conjuntura atual. 
 
Apesar de os resultados do relatório divulgado serem animadores, Portugal continuará em recessão durante este ano. Segundo o Boletim de Verão publicado esta terça-feira pelo Banco de Portugal,  o valor da recessão será de 3%, um valor ainda assim inferior ao estimado na Primavera (3,4%).

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório