Ambiente

Ecobook: rede social pel ambiente

Patrocinado pelo UICN, a União Internacional para a Conservação da Natureza, o Ecobook é uma nova rede social que propõe um `pacto para a vida´ com o objetivo de promover um desenvolvimento sustentável e para uma sociedade mais justa.
Versão para impressão
Patrocinado pelo UICN, a União Internacional para a Conservação da Natureza, o Ecobook é uma nova rede social que propõe um `pacto para a vida´ com o objetivo de promover um desenvolvimento sustentável e para uma sociedade mais justa. 

Através da sua inscrição no site, os utilizadores comprometem-se a defender o planeta, através de gestos diários e ações simples. 

De origem costa-riquenha, esta plataforma original foi concebida por sociólogos, politólogos e profissionais da comunicação a fim de democratizar e estender o diálogo ambiental à esferas virtuais. Através de uma nova abordagem de responsabilização dos cidadãos, Ecobook, [http://eco-book.net/], permite aos seus utilizadores tomar medidas a nível individual.

Cada pessoa que se inscreve no site assinala os seus objetivos em matéria de economia de água e energia, redução das emissões de CO2, de reciclagem, de consumo responsável e mesmo de expressão artística.

Ecobook promove o intercâmbio de experiências através de artigos, blogs, uma agenda e oferece a possibilidade de enviar mensagens aos outros utilizadores. Um centro de informação propõe também mais de 250 documentos técnicos especializados em direito ambiental, biodiversidade, gestão florestal, entre outros.

Daniel Matul, coordenador do programa `Pacto para a Vida´, explica que esta biblioteca permite ao mesmo tempo dar a conhecer, de uma melhor maneira, os desafios atuais e adquirir conhecimentos práticos a fim de agir no dia a dia.

A parte lúdica também não ficou esquecida, graças à troca de fotografias e de vídeos bem como a presença de jogos sobre o tema da ecologia. Ecobook serve também de plataforma de divulgação de uma rádio alternativa do Guatemala, Rádio ATI, e transmite em direto vídeos de acontecimentos relacionados com o `Pacto para a Vida’ num canal intitulado EcoTV.

Além disso, o site web foi desenvolvido inteiramente graças a “softwares” open source (livres).

Lançado em junho passado, Ecobook conta já com mais de 11.000 visitantes de 53 países, e tem cerca de 2.000 utilizadores registados. Cerca de 70% entre eles são jovens adultos originários da Costa Rica, Guatemala, América Latina e dos Estados Unidos.

Os adolescentes representam cerca de 20% dos membros e contam entre os mais ativos da rede. Para 2011, o `Pacto para a Vida’ espera reunir entre 12.000 e 15.000 pessoas, assinantes do pacto e ativas.

[Notícia sugerida por Elizabete Leote Cherradi]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório