Ambiente

Eco-veículo de Coimbra brilha em prova europeia

A equipa Eco-veículo do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra conseguiu o primeiro lugar a nível ibérica na Shell Eco-marathon Europe 2012.
Versão para impressão
A equipa Eco-veículo do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra conseguiu o primeiro lugar a nível ibérico na Shell Eco-marathon Europe 2012, que terminou este fim-de-semana em Roterdão, na Holanda.
 
Entre as 14 equipas a concurso estiveram três grupos portugueses da Universidade de Coimbra, da Universidade do Minho, da Universidade da Beira Interior e da Escola Secundária Alcaides de Faria, em Barcelos. 
 
A equipa de Coimbra foi a que mais se destacou, tendo terminado o equivalente a um percurso de 1.845 quilómetros com apenas um único litro de gasolina. Com o desempenho na prova, o grupo da cidade dos estudantes alcançou o quarto lugar da geral e o primeiro a nível ibérico, apesar de as equipas das universidades espanholas serem muito mais. 
 
A Universidade do Minho conseguiu também uma boa prestação na competição, tendo ultrapassando os 1.000 quilómetros com o consumo equivalente a um litro de gasolina.
 
Apesar de estar em causa um circuito urbano, totalmente diferente dos autódromos em que se tinha realizado durante mais de duas décadas, a Shell Eco-marathon Europe 2012 constitui um êxito a nível de assistência, com cerca de 40 mil pessoas a assistir às provas durante os três dias em que decorreram.
 
A Shell Eco-marathon é um dos mais inovadores e desafiadores concursos estudantis do mundo, realizado anualmente na Europa, América e Ásia. O objetivo do desafio é que as equipas de estudantes de Universidades e outros estabelecimentos de ensino de todo o mundo procedam à conceção e construção de veículos energeticamente eficientes, que depois competem entre si.
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório