Mundo

Eclipse lunar aconteceu esta madrugada

Há mais de 370 anos que um eclipse lunar não acontecia no solstício de inverno. Foi o que aconteceu esta madrugada quando pelas O6h32 a sombra da terra começou a tapar a lua, fenómeno que foi visível de forma parcial um pouco por todo o mundo e també
Versão para impressão
[Fotografia: AFP]

Há mais de 370 anos que um eclipse lunar não acontecia no solstício de inverno. Foi o que aconteceu esta madrugada quando pelas O6h32 a sombra da terra começou a tapar a lua, fenómeno que foi visível de forma parcial um pouco por todo o mundo e também em Portugal.

Mas o eclipse foi visível na totalidade na América do Norte. Também a Europa, a América do Sul e a África Ocidental puderam observar o fenómeno que pôde ser acompanhado em direto no site da NASA.

Para ver algumas das imagens captadas pela Agência espacial norte-americana clique aqui.

Se não conseguiu presenciar este que foi o último fenómeno do género de 2010, pode contar com o próximo que será já no dia 4 de Janeiro de 2011. Em caso de bom tempo, o primeiro eclipse lunar de 2011 será visível na Europa, especialmente na região Norte da Suécia, no Norte da África, no Médio Oriente e na Ásia Central.

Quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais estão previstos para 2011, de acordo com o jornal Público, uma combinação rara que acontecerá apenas seis vezes no século XXI.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub