i9magazine

easyJet e Wright Electric apresentam o futuro elétrico da aviação

Versão para impressão

A easyJet, companhia líder na Europa, ofereceu hoje um vislumbre do futuro da aviação através da colaboração com o fabricante de aeronaves elétricas, a Wright Electric. A companhia aérea trabalhou em estreita colaboração com a Wright Electric no decurso de 2017 para fornecer a perspectiva de um operador aéreo sobre o desenvolvimento do emocionante passo em frente relativamente às aeronaves com propulsão de bateria e, esta semana, as duas empresas mostraram como será o novo avião elétrico.

A Wright Electric está a trabalhar para produzir um avião totalmente elétrico no espaço de uma década, com o objetivo ambicioso adicional de que cada voo curto gere zero emissões dentro de 20 anos. A meta é a obtenção de aeronave com 335 milhas de autonomia, o que cobrirá 20% dos passageiros transportados pela easyJet atualmente.

A Wright Electric já apresentou o seu primeiro avião de dois lugares, revelando como a tecnologia funciona numa escala menor. Agora, a empresa pretende provar que a tecnologia pode ser pensada para acomodar as necessidades de aeronaves comerciais maiores. A bateria no avião de dois lugares pesa aproximadamente 600 lbs. No entanto, para uma escala maior, a Wright Electric utilizará uma nova forma de armazenamento de energia química que será substancialmente mais leve do que as baterias comerciais de hoje.

A easyJet anunciou a colaboração como parte de uma estratégia para descarbonizar progressivamente as viagens e reduzir o ruído das operações da aviação. De 2000 a 2016, as emissões da easyJet diminuíram mais de 31% – de 116,2 gramas para 79,98 gramas por quilómetro percorrido por passageiro. A easyJet tem um objetivo de emissões de carbono de 72 gramas até 2022, o que representará uma redução de 10% em relação ao desempenho atual, e uma melhoria de 38% em relação ao ano 2000. Outros elementos da estratégia incluem a introdução das aeronaves A320neo e A321neo, reboques elétricos, e tecnologia de hidrogénio para alimentar o sistema de táxi das aeronaves, tudo contribuindo para um contexto de zero emissões e de operações silenciosas.

“Nós partilhamos com a Wright Electric a ambição de uma indústria de aviação mais sustentável. Assim como vimos com a indústria automóvel, a indústria da aviação trabalhará para alcançar uma tecnologia elétrica que reduza o nosso impacto no meio ambiente. Pela primeira vez, podemos imaginar um futuro sem combustível para jatos e estamos entusiasmados em fazer parte disso. Agora é mais uma questão de quando teremos avião elétrico de curta distância a voar “, comentou Carolyn McCall, CEO da easyJet.

A Wright Electric foi fundada em 2016 por uma equipa de engenheiros aeroespaciais, especialistas em powertrain e químicos de bateria, com a intenção de reduzir o aquecimento global através da aviação elétrica. A equipa da Wright Electric vem da NASA, da Boeing e da Cessna, e construiu aviões em todo o mundo, com 12 certificados de tipo diferente. A Wright Electric é financiada pela Harvard University, a Commonwealth of Massachusetts, Y Combinator, entre investidores em todo o mundo.

“Trabalhar com a easyJet para desenvolver a próxima geração de viagens aéreas é uma validação poderosa da nossa abordagem tecnológica. As ideias da easyJet têm sido inestimáveis à medida que procuramos comercializar a nossa aeronave elétrica para voos de curta distância, um mercado grande e em crescimento. A impressionante equipa da easyJet deu contributos especializados e valiosos aos nossos engenheiros sobre os aspectos críticos necessários para gerir uma companhia aérea bem sucedida, desde a manutenção até à gestão de receitas, e estamos ansiosos para trabalhar com eles nos próximos anos”, sublinhou Jeffrey Engler, CEO e fundador da Wright Electric.

O avião da Wright Electric é projetado especificamente para voos de curta distância, o que é perfeitamente adequado para a rede de rotas easyJet, onde o voo médio dura cerca de duas horas, e onde muitas ligações chave, como de Londres para Amsterdão ou de Londres para Paris ou de Belfast para Londres, podem ser executadas por uma aeronave elétrica – reduzindo as emissões e o ruído. Um avião totalmente elétrico e todos os veículos terrestres elétricos também oferecerão benefícios para as comunidades que vivem perto dos aeroportos, uma vez que a pegada sonora será significativamente reduzida.

O conteúdo easyJet e Wright Electric apresentam o futuro elétrico da aviação aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close