Cultura Em Destaque

Dupla de designers estará em Paris e em Praga a 23 e 24 de junho

O João e a Maria participam no Showcase Moda Portugal e no Festival Lusófona
Versão para impressão
por redação

A dupla de designers portugueses, intitulada O João e a Maria, composta por João Abreu Valente e Maria Pita Guerreiro, vai participar, juntamente com outros designers portugueses, no Showcase Moda Portugal, em Paris, durante a Semana de Moda Masculina.

27 marcas estarão reunidas em Paris, amanhã e sábado, numa iniciativa inédita promovida pelo CENIT – Centro de Inteligência Têxtil em parceria com as associações sectoriais ligadas ao universo da moda, numa mostra única que reúne vestuário, calçado, ourivesaria e acessórios com design português.

A iniciativa “pretende promover de forma inovadora, em linha com as melhores práticas internacionais, não só o made in Portugal, mas as marcas e o design com assinatura nacional”, explica Manuel Lopes Teixeira, CEO do CENIT.

Neste mesmo fim de semana, além de Paris, a dupla irá estar também representada no Festival Lusófona no Bohemian Design Market em Praga.

Mais sobre João Abreu Valente e Maria Pita Guerreiro

João Abreu Valente é designer de produto e Maria Pita Guerreiro também, ambos estudaram na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, mas em anos diferentes. Encontraram-se mais tarde em 2015 e começaram a trabalhar juntos. Depois de descobrirem que eram a equipa perfeita, formaram uma dupla e criaram o estúdio ojoaoeamaria. Agora apresentam-se como um estúdio multidisciplinar sediado em Lisboa, no Bairro Alto, que arrasa com qualquer desafio lançado.

Nascido em Lisboa, em 1984, João Abreu Valente Licenciou-se em Design de Produto pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, em 2008. Em 2012, terminou o Mestrado em Contextual Design pela Design Academy Eindhoven. De regresso a Lisboa, em 2013, abriu o seu estúdio e fundou o Arquivo 237, uma plataforma cultural na Rua da Rosa, no Bairro Alto.

Em 2012 criou o Teapot’set: um bule que produz o seu próprio serviço de chá, coleção que já arrecadou prémios importantes de design: Primeiro Prémio na Homeless Design Competition durante o Salone del Mobile, em 2013; Be Open’s Young Talent Award, em 2014; e Prémio Finalistas Daciano da Costa, em 2015.

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório