Sociedade

Duas eurodeputadas lusas premiadas nos MEP Awards

NULL
Versão para impressão

Marisa Matias (Bloco de Esquerda) e Maria da Graça Carvalho (PSD) foram as duas eurodeputadas portuguesas distinguidas pelo seu trabalho em 2011 nos MEP Awards. Estes prémios, instituídos pela revista The Parliament Magazine em 2008, distinguem anualmente os melhores eurodeputados em 16 categorias distintas.

Marisa Matias foi distinguida pelo seu trabalho na área da Saúde e Graça Carvalho pelo seu desempenho na área da Investigação e Inovação. Os prémios foram entregues esta terça-feira, no Hotel Stanhope, em Bruxelas.

Na cerimónia, a deputada do BE disse ter sido apanhada de surpresa pois nunca pensou que um deputado de um pequeno grupo, e para mais de esquerda (o Grupo da Esquerda Unitária, ao qual o Bloco pertence) pudesse vencer uma eleição levada a cabo pelos próprios eurodeputados.

“Foi completamente inesperado”, afirmou, admitindo que é especialmente “recompensador” ver o seu trabalho na área da Saúde, em dossiers como doenças crónicas, Alzheimer.

Já Maria da Graça Carvalho (PSD) considerou o prémio uma “vitória” da Comissão de Indústria, Investigação e Energia e da Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu, das quais é membro.

Segundo a antiga ministra da Ciência e Ensino Superior, que foi responsável pela simplificação dos programas de Ciência e Inovação, a investigação é “essencial para o futuro da Europa”, pelo que a UE necessita de se dotar de “programas simples e bem financiados com as prioridades certas”.

Além de Marisa Matias e Graça Carvalho, ambas deputadas ao Parlamento Europeu desde 2009, também a eurodeputada Regina Bastos, do PSD, estava entre as finalistas de 2011, na categoria do Emprego e Assuntos Sociais.

Instituídos desde 2008 pela publicação dedicada à política europeia, os “MEP Awards” já tinham distinguido duas eurodeputadas portuguesas, Ana Gomes (Ativista do Ano em 2008) e Edite Estrela (Emprego e Assuntos Sociais, em 2010), ambas da atual delegação do PS ao Parlamento Europeu.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório