Cultura

Draw & Travel: O mundo é um desenho

São mapas diferentes daqueles que nos mostram na escola. Aqui, o mundo é mais colorido e tem personagens catitas. O site They Draw & Travel oferece centenas de desenhos de diferentes cidades, regiões e países do mundo.
Versão para impressão
São mapas diferentes daqueles que nos mostram na escola e na wikipedia. Aqui, o mundo é mais colorido e tem personagens catitas. O site They Draw & Travel oferece centenas de desenhos de diferentes cidades, regiões e países do mundo. De África, à América, da Europa à Ásia. E já agora, porque não viajar cá dentro, pelas deliciosas ilustrações que Draw & Travel oferece de Portugal.

Nate Padavick and Salli Swindell, irmãos ilustradores norte-americanos, são os responsáveis por este imenso banco de imagens com ilustrações de todo o mundo.

O projeto arrancou há menos de um ano, mas conta já com mais de 500 mapas de várias regiões, desenhados por cerca de 400 ilustradores, conta Nate ao Boas Notícias, via email.

O They Draw & Travel surgiu na sequência de um outro portal de ilustração – o They Draw & Cook – que já tem o estatuto, afirmam os irmãos, de ser “a maior e melhor coleção de desenhos de culinária do mundo”.

Ao perceberem que, além de cozinhar, os seus colaboradores também adoravam viajar, Nate e Salli decidiram lançar um portal semelhante mas dedicado a mapas do mundo. O resultado está a vista: um portal com ilustrações criativas que não páram de crescer em quantidade e qualidade.

Neste momento, o “site recebe novas submissões e desenhos todos os dias”, explica Nate. “Tentamos publicar todos mas temos de controlar a qualidade, por isso, às vezes, pedimos ao artistas que façam melhoramentos no seu mapa”, acrescenta.

Quanto à remuneração dos ilustradores, resulta da venda dos mapas em grande formato – as imagens pequenas são de utilização livre – da qual recebem 50 por cento do valor.

Portugal visto pelos outros

Os viajantes deste mundo ilustrado podem encontrar o seu destino através de uma pesquisa personalizada, onde é possível definir se pretende imagens de exteriores, de praias, de zonas históricas, entre outras opções.

Uma pesquisa com a palavra “Portugal” vai devolver nove mapas deliciosos, a maior parte de Lisboa [na foto] e do Porto embora um dos mapas abranja todo o litoral do país. Os autores destas ilustrações são todos estrangeiros (brasileiros, polacos, dinamarqueses, britânicos, entre outros) e revelam um carinho e um olhar muito atento sobre o nosso país.

As imagens em baixa resolução podem ser usadas livremente – desde que se faça sempre referência aos créditos – e serão úteis por exemplo para pais, professores, amigos em viagem (que queiram oferecer uma recordação ou um postal original), diretores de arte, jornalistas.

Quem quiser pode também visitar a loja do site e comprar, por preços acessíveis, imagens dos mapas em alta resolução, livros de receitas, chávenas, calendários e até uma fonte (letra) criada pelos dois irmãos.

Ao adquirir qualquer um dos produtos – os preços mais baixos partem dos cinco dólares – está a contribuir para o sucesso deste projeto repleto de talento e criatividade.

Clique AQUI para visitar o They Draw & Travel, AQUI para ver os desenhos de Portugal e AQUI para aceder a They Draw & Cook.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório