Gastronomia

Douro: Gastronomia Regional a preços acessíveis

NULL
Versão para impressão

Quase quarenta restaurantes e adegas típicas participam no III Festival de Gastronomia do Douro, que decorre até 11 de Dezembro. Com preços abaixo dos valores da carta, e a oferta de iguarias, cada restaurante propõe um “Menu D´Ouro”: uma sugestão da casa para dar a conhecer as tradições culinárias mais genuínas, ou com um toque mais contemporâneo.

Durante o festival, há ainda lugar para palestras, demostrações de cozinha, jantares especiais, de caça, entre outras experiências gastronómicas que revelam os paladares e aromas únicos dos produtos regionais e da cozinha duriense.

Moelas na brasa, costeletas de cordeirinho, trutas do Varosa em molho especial Filomena Matias, lâminas de bacalhau em tempura de mel e compota de cebola roxa com vinho do Porto, arroz doce com mel, leite-creme, espetadas de marmelada de castanhas, gelatina de maçã e azeitonas doces, são apenas algumas das delícias gastronómicas típicas da região que vão estar disponíveis.

Esta terceira edição estende-se aos 19 municípios abrangidos pela zona de intervenção da Turismo do Douro. O festival pretende desta forma contribuir para consolidar o produto estratégico “Gastronomia e Vinho” no destino Douro e motivar a visita em época baixa, levando mais pessoas aos restaurantes aderentes.

O festival arrancou em Outubro, com o lema “Sabores e Aromas do Douro”, que decorreu em Lamego, Vila Real Tarouca, Peso da Régua, Armamar, Tabuaço e Mesão Frio. Seguiram-se as regiões da Castanha: Moimenta da Beira, Penedono, Sernancelhe e S. João da Pesqueira, de 10 a 13 de Novembro.

Agora, é a vez dos “Sabores do Douro Superior”, de 30 de Novembro a 4 de Dezembro, em Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Vila Nova de Foz Côa. E, finalmente, de 7 a 11 de Dezembro, os “Paladares nas Terras de Torga”, em Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Sabrosa, Alijó e Murça.”

O festival é uma atividade enquadrada nos Eventos Regionais, que mobiliza várias entidades: organização da Turismo do Douro, da Associação Empresarial HTDouro e da EHTD-Lamego, apoio do Turismo de Portugal, do município de Lamego e da empresa Raposeira, e a colaboração da Escola Superior de Turismo e Gestão de Lamego.

O 3º Festival de Gastronomia do Douro é ainda apoiado pelo programa da “Douro Emoções” das três cidades, Lamego, Vila Real e Peso da Régua e pelo Turismo de Portugal.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório