Gastronomia

Dois restaurantes portugueses entre os melhores do mundo

Beneficiando da renovação integral do enoturismo em 2012, o restaurante da Herdade do Esporão alia a experiência gastronómica, inspirada nos sabores tradicionais da região, à experiência vínica, que permite desfrutar dos vinhos, lado a lado, com as v
Versão para impressão
O Barão de Fladgate, em Vila Nova de Gaia, e a Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, foram eleitos dois dos 20 melhores restaurantes de enoturismo do mundo pelo prestigiado site de gastronomia norte-americano 'Daily Meal'. Numa lista que inclui os mais prestigiados restaurantes do setor do mundo, os espaços lusos ocupam as 8ª e 13ª posições, respetivamente.
 
Mesmo para aqueles “adeptos de Vinho do Porto mais aficionados que não consigam reservar mesa no terraço (aberto de 1 de Abril a meados de Outubro do Barão de Fladgate”, o restaurante português continua a ser uma excelente opção para aqueles que, depois de visitar as adegas e as caves Taylor, façam uma pausa no seu “encantador jardim”. 
 
Com um “menu 'à la carte' mais casual que os restantes restaurantes vinícolas da lista, aqui combinam-se os melhores pratos típicos confecionados no país com vinho do PortoTaylor”. Os aperitivos passam por “sardinhas em pão fresco com caviar de bacalhau e uma boa salada portuguesa” e os pratos principais incluem “pato Magret com 'fettuccine com lima e molho de cebolinho e medalhões de porco preto com porto branco Taylor Chip Dry e molho de tomilho com batatas gratinadas e pequenos vegetais”.
 
Entre os melhores restaurantes de enoturismo das principais regiões vitivinícolas do mundo como França, Itália, Espanha, Califórnia (EUA), Austrália e Nova Zelândia, a Herdade do Esporão surge em 13º lugar, com uma “ementa que se baseia na riqueza gastronómica do Alentejo”, criada pelo Chef Miguel Vaz Oliviera, que “lhe confere uma visão moderna”. 
 
“Entre os pratos de assinatura, harmonizados com o portefólio extenso de vinhos tintos, brancos e rosés do produtor, estão incluídos o Bacalhau e o Assado tradicional”, escreve o Daily Meal.
 
Para a eleição do ranking foram convidados mais de 100 especialistas em vinho e gastronomia, que avaliaram restaurantes de 67 países. Os critérios de seleção basearam-se em quatro categorias: gastronomia, vinhos, experiência vínica e decoração/serviço. 
 
Beneficiando da renovação integral do enoturismo em 2012, o restaurante da Herdade do Esporão alia a experiência gastronómica, inspirada nos sabores tradicionais da região, à experiência vínica, que permite desfrutar dos vinhos, lado a lado, com as vinhas onde nascem. 
 
As propostas gastronómicas assentam na riqueza da gastronomia alentejana, recriando a memória de uma cultura rica de saberes e sabores, através de receitas criativas. A preocupação com a qualidade dos ingredientes ganhou forma na plantação, de raiz, de uma horta em modo de produção biológica com 2 hectares. 
 
Desde então que os legumes, frutos, verduras e ervas aromáticas são produzidos e colhidos de acordo com os ciclos da natureza, pelos quais também se regem as diferentes ementas. Para alguns pratos especiais é utilizado o forno a lenha, que confere aromas e paladares únicos aos legumes e pratos.
 
O espaço do restaurante prolonga-se ao exterior, com uma esplanada que oferece uma vista panorâmica sobre as vinhas, a paisagem e a albufeira da Herdade. Para uma refeição mais leve e descontraída, o 'wine bar' do Esporão convida a degustar os vinhos do Esporão, acompanhados de alguns dos mais apreciados petiscos alentejanos, como queijos, enchidos e outras iguarias. 
 
Além da vertente gastronómica, a unidade de enoturismo do Esporão, disponibiliza uma oferta diversificada de programas, entre os quais as “obrigatórias” visitas às vinhas, adegas e caves, passeios pela Herdade (a pé, de bicicleta ou de carro), observação da fauna e flora e até piqueniques na vinha ou nos jardins, tirando partido da paisagem natural e da biodiversidade da Herdade do Esporão.

Consulte AQUI a lista completa dos 20 melhores restaurantes enoturísticos do mundo segundo do Daily Meal.

Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes e Maria da Luz

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub