Cultura

Dois museus portugueses no top 10 do El País

O Museu da Sociedade de Geografia e o Museu de Marinha, em Lisboa, fazem parte da lista realizada pelo El País sobre os 10 museus que documentam alguns dos principais descobrimentos feitos ao longo da história.
Versão para impressão
O Museu da Sociedade de Geografia e o Museu de Marinha, em Lisboa, fazem parte de uma seleção do El País que reúne os 10 museus que, segundo o jornal espanhol, melhor documentam os principais descobrimentos feitos ao longo da história. 
 
Sobre a Sociedade de Geografia, o jornal espanhol fala no “magnífico edifício”, situado no centro lisboeta, que “nos transporta para uma outra época” quando Portugal tinha uma das mais ricas metrópoles.
 
Fundado no final do século XIX, este museu, que ocupa o sexto lugar da lista, tem uma sala com mais de 50 metros de comprimento onde estão reunidas as principais coleções.

As esculturas de Cabo Verde, as cerâmicas de Timor Leste, os móveis de Macau e os instrumentos musicais da Guiné são algumas das peças raras que o El País considerou relevantes para a escolha deste museu.
 

Em sétimo lugar, está o Museu de Marinha que faz uma retrospetiva da Era dos Descobrimentos. O jornal de referência em Espanha dá destaque ao altar de madeira de Vasco da Gama, aos “aposentos privados e refinados” do iate Real Amélia e às barcaças neovikings de 1780. A biblioteca do museu também é mencionada.
 
O Tropenmuseum, em Amesterdão, está em primeiro lugar numa lista onde figuram o Museu da Sociedade do National Geography, nos Estados Unidos, e o Real Museu da Sociedade de Geografia de Londres.

Clique AQUI para consultar o artigo original (em espanhol).

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub