Saúde

Doentes vão poder escolher marca de fármacos

Segundo as declarações proferidas esta sexta-feira pelo secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, a propósito da cerimónia de celebração do Dia do Farmacêutico, os doentes vão ter a liberdade de escolher a marca dos medicamentos que compram, desde
Versão para impressão
Segundo as declarações proferidas esta sexta-feira pelo secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, a propósito da cerimónia de celebração do Dia do Farmacêutico, os doentes vão ter a liberdade de escolher a marca dos medicamentos que compram, desde que respeitem a substância ativa prescrita pelo médico.

O Ministério da Saúde vai avançar para a elaboração de protocolos terapêuticos em conjunto com a Ordem dos Médicos e com a comunidade científica para permitir esta possibilidade de escolha ao cidadão.

“A ideia é atribuir ao cidadão a capacidade de escolher os medicamentos mais baratos dentro da terapêutica que o médico prescreveu”, explicou Óscar Gaspar aos jornalistas.

No entanto, o governante sublinhou que não será posta em causa a decisão do médico em última instância e que haverá a possibilidade de os clínicos “trancarem em absoluto” o medicamento de marca, caso se justifique.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório