Cultura

Documentário português finalista de festival brasileiro

O documentário 'Repare Bem', de Maria de Medeiros, foi selecionado para competir no festival de Gramado, no Brasil. O filme é um dos seis projetos nomeados para a categoria de melhor longa-metragem estrangeira.
Versão para impressão
O documentário 'Repare Bem', de Maria de Medeiros, foi selecionado para competir no festival de Gramado, no Brasil. O filme é um dos seis projetos finalistas da categoria de melhor longa-metragem estrangeira.
 
'Repare Bem' foi já exibido na Mostra de Cinema de São Paulo e acompanha três gerações de mulheres vítimas da ditadura militar brasileira, com base na história de Eduardo Collen Leite, militante da extrema-esquerda, preso e torturado até à morte em 1970, aos 25 anos.
 
O filme dá a conhecer os depoimentos da antiga companheira do político, Denise Crispim, perseguida no Brasil enquanto estava grávida, da filha do casal, Eduarda, e ainda da avó, Encarnación, através de cartas e fotografias.
 
O retrato dos efeitos da ditadura militar no país foi feito numa coprodução entre vários países e conta com passagens pelo Chile e Itália, países de exílio, e pela Holanda, onde vivem atualmente a mulher e a filha do militante.
 
O documentário foi um dos 19 projetos selecionados pela Comissão de Amnistia e Reparação, um organismo criado pelo Ministério da Justiça do Brasil com vista à recuperação de arquivos da época da ditadura militar.
 
'Repare Bem' faz, assim, parte da restrita lista de seis filmes candidatos a melhor longa-metragem estrangeira no festival do Gramado, cuja 41ª edição arranca esta sexta-feira e decorrerá até dia 17.
 
O trabalho de Maria de Medeiros, 47 anos, é essencialmente conhecido na área da representação em cinema, mas a portuguesa já assinou outras obras enquanto realizadora, com destaque para a aclamada longa-metragem “Capitães de Abril” (2000), sobre a revolução de 25 de Abril de 1974.

Clique AQUI para aceder ao site do Festival e AQUI para acompanhar o evento na sua página de Facebook.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub