Cultura

Documentário português distinguido em Macau

O documentário português "No Vazio", de António Caetano e Ruka Borges, recebeu o prémio "Escolha do júri", este domingo, no festival "Indies Macau". Os realizadores lusos competiram ao lado de mais 19 filmes de diferentes países do mundo.
Versão para impressão
O documentário português “No Vazio” recebeu o prémio “Escolha do júri” na 7ª edição do festival “Indies Macau”. Os realizadores António Caetano e Ruka Borges receberam a distinção este domingo, num evento internacional onde competiam na mesma categoria mais 19 filmes de diferentes países do mundo.

A produção que explora as artes do oculto e a espiritualidade no território de Macau foi a escolha dos membros do júri, composto por elementos de Hong Kong, Taiwan e China. Os realizadores portugueses receberam um prémio final de 25 mil patacas, cerca de 2.400 euros.

“Este prémio significa o reconhecimento do nosso trabalho, mas também é muito útil para o crescimento desta indústria em Macau”, revela António Caetano à agência Lusa. O realizador salienta que “já começa a haver alguns cineastas independentes a fazer produções no território e com qualidade”.

Os portugueses contam que a ideia do filme surgiu há cerca de um ano quando Ruka Borges desafiou António Caetano Faria a fazer uma “um trabalho de ficção sobre uma lenda ou um mito urbano de Macau”. Os realizadores optaram por criar, ao invés, um documentário em que era captada “a espiritualidade das pessoas para que pudesse ficar gravado para futuras gerações”.

António Caetano e Ruka Borges residem em Macau e trabalham juntos na produtora local Icon Digital que os ajudou “a fazer este projeto e a lançá-lo com mais qualidade para o mercado de Macau”. Os cineastas pretendem agora continuar a explorar “as histórias diferentes” deste território asiático. 

Para além do documentário “No Vazio”, o festival “Indies Macau” contou com a participação do português Nuno Viegas, com a produção “Zhean e Leon” e de uma segunda obra de António Caetano, “RUTZ”.

Veja abaixo o trailer do documentário “No Vazio”.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub