Cultura

Documentário ‘Pare, Escute, Olhe’ premiado em Itália

NULL
Versão para impressão
O documentário português “Pare, Escute, Olhe”, de Jorge Pelicano, foi distinguido este sábado na 59ª Edição do Trento Film Festival, em Itália, com o Prémio “Cittá di Bolzano”, para Melhor Filme de Exploração e Aventura.

Na opinião do júri, “este documentário mostra o que acontece ao povo quando o sistema político é mais influenciado pelos interesses privados do que os interesses de uma comunidade. É um grande exemplo de cinema interventivo que nos deixa a pensar”.

“Pare, Escute, Olhe” foi escolhido de entre os 27 filmes de vários países que estavam a concurso. Este é já o 8.º prémio para o documentário depois do reconhecimento em Portugal no DocLisboa, CineEco e Caminhos do Cinema Português.

O filme sobre o encerramento da linha ferroviária do Tua, que incide sobre as consequências das decisões políticas numa altura em que o futuro passa pela construção de uma barragem.

Para o realizador, este prémio “comprova que o fecho da linha ferroviária e repetidas injustiças para com o povo transmontano também não deixaram indiferente o público italiano e júri internacional. Espicaçar, não deixar as pessoas indiferentes, era um dos objectivos deste documentário. Mesmo a uma grande distância de Portugal, as pessoas sentiram a revolta. A mensagem do filme foi compreendida”.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub