Cultura

Doclisboa:10º aniversário focado na “Resistência”

Quando se encontra a celebrar o seu 10º aniversário, o Doclisboa 2012, festival internacional de cinema documental, que vai decorrer na capital entre 18 e 28 de Outubro, vai ter como tema principal a "Resistência".
Versão para impressão
Quando se encontra a celebrar o seu 10º aniversário, o Doclisboa 2012, festival internacional de cinema documental, que vai decorrer na capital entre 18 e 28 de Outubro, vai ter como tema principal a “Resistência”.
 
Em conferência de imprensa, a direção do Doclisboa explicou que o momento vivido neste momento em Portugal terá repercussão no evento. “A crise atual reflete-se na programação e na produção do festival, mas esta é uma edição de resistência, para pensar o cinema como campo artístico e político”, afirmou a realizadora Susana de Sousa Dias, citada pela Lusa. 
 
Nesta edição serão introduzidas três novas categorias: Cinema de Urgência, sobre a proliferação de filmes sobre a realidade social e política, Verdes Anos, filmes produzidos em contexto de escolas de cinema e comunicação, e Passagens, sobre o cinema exibido nos museus e a entrada do documentário na arte contemporânea.
 
No total, vão ser exibidos 186 filmes, dos quais 68 são de cineastas portugueses, divididos por vários espaços da capital, nomeadamente Culturgest, Cinema Londres, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa, Carpe Diem Arte e Pesquisa, Galeria Palácio Galveias e LuxFrágil.
 
Durante o evento também haverá uma homenagem ao cineasta Fernando Lopes, falecido em Maio deste ano e será feita a apresentação de toda a obra do cineasta belga Chantal Akerman.

Clique AQUI para aceder ao site do Doc Lisboa 2012 e AQUI à página oficial do festival no Facebook.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório