Saúde

Docente da UMinho premiado nos EUA

O investigador em Optometria e Ciências da Visão da Escola de Ciências da Universidade do Minho, António Filipe Macedo, recebeu o prémio "Envision-Atwell Award" do Low Vision Research Group, da Flórida, nos EUA.

Versão para impressão
O investigador em Optometria e Ciências da Visão da Escola de Ciências da Universidade do Minho, António Filipe Macedo, recebeu o prémio “Envision-Atwell Award” do Low Vision Research Group, da Flórida, nos EUA.

O prémio distingue todos os anos a excelência da investigação em baixa visão/reabilitação visual, apresentados no congresso da Association for Research in Vision and Ophthalmology (ARVO).

A investigação visava encontrar estratégias para melhorar a visão de pessoas com doenças oculares responsáveis pela diminuição irreversível da visão. A técnica premiada permitiu melhorar a acuidade visual e a leitura em pessoas cuja visão é principalmente feita usando o resíduo visual existente na retina periférica.

De acordo com comunicado da UMinho foram usadas “técnicas de seguimento dos olhos (“eye-tracking”) para compensar os movimentos oculares aleatórios e involuntários que surgem quando a retina central fica cega”.

O trabalho foi realizado na University College London – Institute of Ophthalmology (Reino Unido) com o Prof. Gary Rubin e o Dr. Michael Crossland. Em Portugal, o investigador foi apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, pelo Centro de Física da UMinho e pela Associação de Profissionais Licenciados de Optometria.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório