Saúde

Doar um rim a um desconhecido para salvar um amigo

NULL
Versão para impressão
Marta Branco tem 33 anos e sofre de lúpus desde os 17. Já foi transplantada mas o novo rim que recebeu durou apenas 5 anos, faz hemodiálise há 6 anos e meio, está em lista de espera para um dador cadáver. Graças à boa vontade de três amigos e ao novo programa de doação cruzada Marta encontrou uma nova esperança.  

Marta Branco é natural de Lisboa onde trabalhava como bombeira. Foi entre os colegas dos Bombeiros de Campo de Ourique que encontrou não um, mas três amigos dispostos a doar um rim para que Marta recebesse um também.

“Fiquei bastante surpreendida, ninguém tem 3 dadores sem serem familiares, é mesmo o espírito de bombeiro”, contou Marta ao Boas Notícias.

Ana Sofia Silva tem 27 anos, também é bombeira, natural de Vila Nova de Gaia mas residente em Lisboa e amiga de Marta há cinco. É ela que vai entrar no programa de doação cruzada com Marta.

Segundo este novo programa um par de dadores-receptores incompatíveis pode trocar os órgãos com um outro par, que entre eles seja igualmente incompatível. Ana ajuda assim a amiga, embora indirectamente, encontrando-lhe um dador, ao mesmo tempo que ajuda a pessoa que receberá o seu rim.

Diz Marta que Ana é “uma excelente pessoa, com um coração gigante e bem humorada” e que “nunca nesta vida nem noutra que houvesse poderia agradecer o suficiente”. “Mesmo que não haja transplante, só a atitude já conta muito”, confessou ao Boas Notícias.

Apesar da boa vontade dos três bombeiros e amigos de Marta resta agora encontrar uma dupla compatível, o que, segundo a Marta, poderá ser difícil.
“As pessoas ainda não conhecem este programa, pensam que se são incompatíveis já não há nada a fazer. Prova disso é que em Lisboa há apenas duas pessoas, no Porto outras duas e em Coimbra nem há”, disse ao Boas Notícias.

O primeiro transplante resultante do programa de doação cruzada acontecerá em Setembro, no Porto. Enquanto isso Marta e Ana Sofia vão continuar à espera de encontrar outra dupla capaz de doar um rim por um amigo. 

[Esta notícia foi sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório