Sociedade

Doações no IRS duplicam

Apesar da crise, o espírito solidário dos portugueses continua a aumentar. Este ano, as doações para instituições culturais e sociais, através do IRS, duplicaram em relação a 2011.
Versão para impressão

Apesar da crise, o espírito solidário dos portugueses continua a aumentar. Este ano, as doações para instituições culturais e sociais, através do IRS, duplicaram em relação a 2011.
 
Dados do Ministério das Finanças indicam que, em 2011, 199.803 contribuintes consignaram 0,5% do seu IRS a instituições, o que resulta num total de 6,67 milhões de euros doados a cerca de 850 instituições.
 
Em 2010, este valor representava cerca de metade: 100.194 contribuintes doaram 3,52 milhões de euros.
 
Desde 2002 que é possível, na altura de entregar o IRS, decidir o destino de 0,5% dos impostos que poderá ser encaminhado para as instituições inscritas e aprovadas pelas Finanças.
 
Numa altura em que as receitas das associações diminuem, este contributo dos portugueses reveste-se de grande importância. Em alguns casos, este donativo constitui uma das maiores verbas das entidades.
 
Para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, por exemplo, o contributo que lhe foi atribuído este ano (cerca de 800 mil euros) constitui a “segunda maior verba”, cerca 20% do orçamento total da instituição, disse o presidente da Liga, Carlos Oliveira, à Lusa.
 
No início de Maio, as instituições acusaram um atraso no pagamento destas verbas. Entretanto, o secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa, disse que os donativos não estão retidos e que o assunto estava a ser tratado pelo Ministério das Finanças.
 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório