Ciência

Dinossauros: Três jazidas descobertas em Torres Vedras

NULL
Versão para impressão
Três novas jazidas e trilhos com pegadas de dinossauros foram descobertas em Torres Vedras. A campanha paleontológica, que se realizou no mês de setembro, esteve a cargo da Associação Leonel Trindade e veio comprovar o potencial de património paleontológico, ainda por explorar, naquele concelho.

As prospeções realizadas resultaram na descoberta de três novas jazidas com ossos de dinossauros, trilhos com pegadas de dinossauros e também de tartarugas e répteis voadores, disse à agência Lusa, Bruno Silva, investigador responsável pelos trabalhos de campo e presidente da Associação Leonel Trindade de Torres Vedras.

As três novas jazidas descobertas têm dimensões significativas, o que leva os investigadores a ponderarem a hipótese de criação de um futuro museu na região.

“Há um grande potencial de património paleontológico diversificado por explorar no concelho”, isto tendo em conta os achados descobertos recentemente, salientou o investigador.

Dinossauros no leito do rio

Na campanha paleontológica, que decorreu entre os dias 10 e 30 de setembro, foram encontrados na localidade de Cambelas, vértebras e o fémur de um dinossauro saurópode e ainda ossos pertencentes a outros dinossauros de menor porte.

“Os restos dos animais terão sido enterrados num leito de um rio e depois deslocalizados provavelmente por uma grande cheia”, foram as conclusões a que chegaram os investigadores.

Para além das campanhas organizadas pela associação, os investigadores têm vindo a trabalhar também na conservação, classificação e inventariação de fósseis sobretudo de dinossauros, que estão reunidos numa coleção de um particular do concelho.

José Joaquim dos Santos, residente na localidade de Casalinhos de Alfaiata recolheu nos seus tempos livres achados de dinossauros nas arribas e em outros locais da região.

O espólio reúne mais de um milhar de vértebras e dentes pertencentes não só a dinossauros, mas também a outros animais. A coleção contém também fósseis de tartarugas, crocodilos, peixes e até tubarões.

Os achados recolhidos pelo particular foram cedidos à câmara municipal, e o objetivo da autarquia é expô-los num futuro museu temático.

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório