Ciência

Dinâmica dos oceanos recriada em laboratório

A partir da utilização de uma plataforma rotatória de fluidos, um professor de oceanografia, conseguiu recriar a dinâmica dos oceanos em laboratório. A experiência do Iakov Afanassiev, investigador da Universidade de Newfoundland (Canadá) tenta repro
Versão para impressão
[Foto: BBC Brasil]

A partir da utilização de uma plataforma rotatória de fluidos, um professor de oceanografia, conseguiu recriar a dinâmica dos oceanos em laboratório. A experiência do Iakov Afanassiev, investigador da Universidade de Newfoundland (Canadá) tenta reproduzir a forma e a rotação da Terra, já que esses dois aspetos são cruciais na dinâmica oceânica.

De acordo com a BBC Brasil, a experiência será importante para que os cientistas consigam medir com precisão a velocidade e direção dos movimentos oceânicos. Os resultados obtidos podem ser usados para melhorar os modelos matemáticos empregues nas previsões climáticas, dado que os oceanos influenciam significativamente o estado do clima.

Através desta experiência, os cientistas envolvidos “codificam” a topografia da superfície líquida por meio de um filtro colorido, colocado acima da plataforma giratória. Assim, os movimentos que reproduzem a dinâmica dos oceanos, mesmo os mais pequenos, aparecem em diferentes cores.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório