Fitness & Bem-estar

Dicas para manter uma voz saudável

Esta quarta-feira, dia 16 de Abril, assinala-se o dia Mundial da Voz. A efeméride foi comemorada pela primeira vez em 2003 com o objetivo de alertar a população para os problemas e doenças da voz.
Versão para impressão
Esta quarta-feira, dia 16 de Abril, assinala-se o dia Mundial da Voz. A efeméride foi comemorada pela primeira vez em 2003 com o objetivo de alertar a população para os problemas e doenças da voz. Veja, abaixo, alguns conselhos para manter uma voz saudável.
 
O diagnóstico precoce e prevenção são fundamentais para proteger a voz que é o 'instrumento' de comunicação mais utilizado em sociedade.

As alterações da voz manifestam-se habitualmente por rouquidão, alterações no timbre, instabilidade nas características vocais e por fadiga vocal.
 
Image and video hosting by TinyPic

Infografia divulgada pela rede Globo (Brasil) para ajudar a prevenir problemas da voz 

Estas alterações têm causas diversas podendo ser o resultado de esforços ou de abuso vocal, assim como de infeções, traumatismos ou tumores.

O site português Dia Mundial da Voz, que há vários anos alerta para este tema, sublinha que “a voz tem um grande impacto nas relações sociais e na vida profissional” recomendando aos portugueses que “oiçam a sua voz”, ou melhor, que “oiçam o que a sua voz tem para dizer”.

Aqui ficam alguns conselhos do site Dia Mundial da Voz para evitar problemas e doenças no aparelho vocal.

 
1. Beber água
 
Para ter uma “voz saudável” é aconselhável beber seis a oito copos de água por dia – a única forma de manter hidratadas as cordas vocais.

Por outro lado deve-se evitar a ingestão de bebidas que podem provocar desidratação das cordas vocais, como álcool, café e bebidas com cafeína e bebidas gaseificadas.
 
2. Não fumar
 
O tabaco pode provocar cancro do pulmão e cancro da laringe. Tanto nos fumadores como nos “fumadores passivos” as cordas vocais sofrem uma “agressão” que se traduz por alterações persistentes na qualidade da voz.
 
3. Não esforçar nem abusar da voz
 
Não se deve falar muito alto em locais ruidosos pois o ruído obriga a aumentar a intensidade da voz comprometendo a sua qualidade.
 
A sensação de “garganta seca”, cansaço vocal ou o aparecimento de rouquidão obriga a poupar a voz e a não falar.
 
Quando se tem que usar a voz com grande intensidade, por exemplo para uma audiência, é preferível utilizar um sistema de amplificação.

4. Se estiver doente poupe a sua voz
 
Se estiver constipado ou com uma infeção respiratória, poupe a sua voz. Este cuidado é ainda mais importante nos profissionais da voz sobretudo se notarem o aparecimento de rouquidão.

5. Evitar pigarrear
 
Ao pigarrear as cordas vocais batem uma na outra, agredindo-se mutuamente. A rouquidão pode ser uma das consequências do pigarrear repetido. Em vez de pigarrear, beba um golo de água ou engula “em seco”. 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub