Fitness & Bem-estar

Dicas BodyConcept para um cabelo fantástico

Sabemos que o cabelo é um dos mais importantes aspetos para uma auto-estima elevada e um sentimento de bem-estar, por isso Sónia Veríssimo, cabeleireira da BodyConcept, em parceria com Eduardo Prazeres, da Schwarzkopf, deixam aqui algumas dicas so

Versão para impressão
Sabemos que o cabelo é um dos mais importantes aspetos para uma auto-estima elevada e um sentimento de bem-estar, por isso Sónia Veríssimo, cabeleireira da BodyConcept, em parceria com Eduardo Prazeres, da Schwarzkopf, deixam aqui algumas dicas sobre como manter o seu cabelo fantástico e quais os cortes que mais se adequam ao seu tipo de cara e estilo para, em 2011, ter um ar mais jovem e atual.

Que tipo de corte fica bem a pessoas com o rosto redondo, oval, quadrado, fino e comprido?
Segundo os padrões de beleza, deve-se procurar a ovalidade do rosto no caso feminino e linhas mais duras e quadradas no caso masculino. Assim sendo, o corte a realizar deve criar ou acentuar essa mesma forma em cada pessoa. Por exemplo, sobre um rosto feminino redondo ao criar um suave escadeado nos laterais e uma franja vamos alongar lateralmente o rosto e quebrar a linha redonda pelo efeito da franja. De acordo com esta ideia o estilista deverá sempre cortar o cabelo buscando a forma perfeita.

Qual é o corte ideal para cada idade?
Antigamente dizia-se que aos 20 anos era altura de experimentar vários cortes e cores, os 30 de viver com mais glamour e nos 40, 50, 60 devia ser valorizada a suavidade.Mas hoje em dia enfrentamos uma mudança de mentalidades! Os 30 são os novos 20! Já não existem regras duras na moda. Busca-se o eclectismo. A Internet mudou a nossa percepção de Moda e tendência mas mudou também a atitude dos consumidores. Para nós o corte ideal nos dias que correm deve obedecer a pouquíssimas regras: deve fazer-me sentir bem, deve valorizar o que tenho de melhor, e acima de tudo não deve ocupar-me mais do que 5 minutos a pentear, caso contrário não foi bem executado e pensado de acordo com o nosso tipo de cabelo.

Pode dar-nos alguns truques para cuidar do nosso cabelo?
Sejam ondulados ou lisos os cabelos necessitam sempre de ser hidratados. Ao contrário da pele, que tem capacidade regenerativa o cabelo não está dotado dessa possibilidade, assim qualquer dano sobre ele infligido terá sempre consequências graves. Hoje em dia com a tecnologia Aminocell rebuild à base de queratina, presente em BonaCure, é possível reverter e reparar os danos. Idealmente, seja qual for a tipologia do cabelo, deverá ser condicionado a cada lavagem, sobre os meios e pontas para repor o filme hidro-lipídico e uma máscara deveria ser aplicada a cada semana. Mais especificamente em cabelos ondulados o ideal será repelir a humidade e mantê-los bem condicionados para que o caracol ou a onda seja realçada e que o efeito crespo não aconteça. Smooth and Shine de BonaCure, contém um novo polímero, o P74, que repele a humidade e confere mais brilho ao cabelo. No caso dos cabelos lisos, frequentemente são finos e com tendência a apresentar um couro cabeludo oleoso. A gama Volume Boost à base de Bambu confere corpo, equilibra o nível de oleosidade e acentua o volume.

Como podemos evitar a queda de cabelo?
A queda de cabelo, quando não patogénica, é um fenómeno natural e desejável, sinal de renovação. Porém, convém dotar o cabelo de nutrientes no momento dessa mesma renovação para que o novo cabelo que nasce esteja pleno de vigor e saúde. A nível interno, é essencial manter os níveis de hidratação, uma alimentação variada e rica em nutrientes. Dois aliados naturais são a levedura de cerveja e o gérmen de trigo. A nível externo um champô adequado e um tónico revitalizante são peças chave. À base de Taurina e Carnitina, a gama Anti-queda de Bona Cure, é o escudo protector e fortificante de um cabelo saudável. Reduz em 19% a queda de cabelo e acelera em 21% a velocidade de crescimento do cabelo.

Image and video hosting by TinyPic

É importante o uso de champô e condicionador?
É essencial! Vejamos as funções de cada um destes produtos e facilmente se compreenderá a sua importância. O Champô, permite eliminar do couro cabeludo resíduos, excesso de sebo e através da massagem promover a oxigenação dos folículos. Ao contrário do mito urbano recorrente, não existe qualquer problema em lavar o cabelo diariamente desde que os produtos utilizados sejam de acordo com as nossas necessidades. O condicionador, como o nome indica, melhora a condição do cabelo. Incorrectamente apelidado por vezes de amaciador, o condicionador tem uma acção sobre o exterior da fibra capilar, sela a cutícula do cabelo, permitindo um desembaraçar mais fácil e aumentando a superfície reflectiva do cabelo o que confere mais brilho. Um cuidado a ter é de aplicar apenas sobre meios e pontas! 

E a máscara?
A máscara não é, como muitas pessoas crêem, um condicionador mais intenso. A máscara atua sobre o córtex do cabelo, onde reside toda a sua força pois é realmente se encontram as fibras do cabelo. A máscara tem a ação mais profunda e deverá repor a matéria que através dos danos externos infligidos irão desvitalizar o cabelo. Deverá ser aplicada semanalmente e idealmente potenciada com o uso de uma toalha quente.

Para um cabelo brilhante e forte recomenda algum produto em especial?
Uma boa máscara, ideal para cada tipo de cabelo é um conselho chave. A máscara deverá ser constituída por proteína/aminoácidos e ser retirada por completo, excepto se houver menção em contrário, se possível com água fria. Os aminoácidos irão fortalecer o cabelo e o frio da água bem como o nível de pH ácido do produto irão potenciar o brilho tão desejado por todos.

O que fazer se o alisamento do cabelo não deu certo?
Em primeiro lugar: PREVENIR! Este tipo de serviços são extremamente seguros quando bem realizados por profissionais devidamente formados. Porém existem sempre condicionantes que numa pequeníssima percentagem podem comprometer o resultado final. Um novo alisamento só poderá ser realizado após 6 semanas. Enquanto aguarda o ideal será fortalecer todo o cabelo com tratamentos profundos à base de proteína/queratina, por exemplo Amino fortifier e o shot Repair de Bonacure realizados na Body Concept e em casa recuperar o cabelo com a gama BonaCure Repair.

E penteados. Sabe de alguns que possamos fazer em 5/10 minutos e, ao mesmo tempo, elegantes?
Em cabelos médios a curtos, vamo-nos recordar dos anos 80 que estão neste momento tão em voga. Utilizando uma cera de efeito molhado com Shape por exemplo vamos pentear todos os laterais do cabelo para trás. A zona superior, vamos trabalhar com Gelastic, um gel elástico e flexível. O efeito pretendido é o de uma franja penteada com um estilo de poupa roqueira. Este penteado é ao mesmo tempo elegante e irreverente e muito feminino, acentuando as maçãs do rosto e dando destaque aos olhos. Em cabelos compridos, recomendo secar todo o cabelo com Soft n`Straight ou Curl Me Soft para acentuar o cabelo liso ou o ondulado, respetivamente. De seguida, fazer um rabo-de-cavalo. Retirar uma secção de cabelo fina e passar sobre o elástico para esconder o mesmo com o recurso ao próprio cabelo. Com os comprimentos restantes, prender secções aleatoriamente sobre a base do rabo de cavalo. Se pretender um efeito elegante mas rebelde pode optar por ripar (despentear) algumas secções de cabelo.

Que tipo de acessórios podemos utilizar no cabelo que lhe dêem um toque especial?
Neste momento estão em alta as fitas, os laços e as rendas para um visual hiper-feminino e sensual inspirado no boudoir ou no extremo oposto, peças de plástico e fitas desportivas sempre em cores fortes, como o azul eléctrico ou o fucsia que evocam um visual cyber-sport.

[A BodyConcept aposta em profissionais altamente qualificados que têm reciclagens constantes na Academia de formação Schwarzkopf Professional e dominam toda a técnica e conhecimento dos produtos desta conceituada marca de cabeleireiro.

Todos os produtos referidos neste artigo estão disponíveis nos Centros BodyConcept. Clique AQUI para saber qual o centro mais próximo de si.]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub