Saúde

Diagnosticar Parkinson através da voz

Um novo mecanismo informático foi concebido pelo investigador Shimon Sapir, da Universidade de Haifa, em Israel, para diagnosticar antecipadamente a doença de Parkinson a partir da análise da voz e da articulação da fala.
Versão para impressão
Um novo mecanismo informático foi concebido pelo investigador Shimon Sapir, da Universidade de Haifa, em Israel, para diagnosticar antecipadamente a doença de Parkinson a partir da análise da voz e da articulação da fala.

Na investigação, publicada em fevereiro no Journal of Speech, Language, and Hearing Research, Shimon Sapir explica que se trata de uma “técnica não invasiva, precisa e barata, que requer apenas a leitura de frases simples”.

O mecanismo foi testado por dois grupos de indivíduos: um com a doença e outro composto por pessoas saudáveis. Todos os participantes gravaram um conjunto de frases, para que a nova ferramenta informática pudesse identificar quaisquer alterações nos músculos que controlam a voz e a fala – sinais que antecedem os sintomas até agora diagnosticáveis da doença.

A avaliação final do estudo permitiu distinguir claramente os dois grupos, o que traz novas esperanças para a possibilidade de um diagnóstico precoce da condição degenerativa do sistema nervoso.

A doença de Parkinson provoca rigidez muscular, tremores e perda de equilíbrio. Embora haja atualmente um conjunto de fármacos que ajudam a controlar a doença, nenhum deles impede a sua evolução nem permite a sua cura.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório