Fitness & Bem-estar

Diabetes: Rastreio na Praça do Rossio até dia 15

NULL
Versão para impressão
A Praça do Rossio recebe, até dia 15 de setembro, a Changing Diabetes World Tour, uma clínica móvel que irá oferecer um rastreio da diabetes tipo 2 (Não Insulino-Dependente) )))). )), que inclui um teste aos índices de açúcar no sangue, pressão sanguínea, IMC (Índice de Massa Corporal) e a medição do perímetro da cintura e da anca.

Entre as 12h e as 19h, uma tenda circular equipada com oito clínicas móveis, está aberta para receber os portugueses com idades compreendidas entre os 30 e os 75 anos. Esta iniciativa, que já percorreu 31 países, pretende alertar para a diabetes.

Os testes realizados estão à responsabilidade de por profissionais de saúde da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e os dados do rastreio utilizados para estudar a doença em Portugal.

A partir do dia 13 de setembro decorrem várias atividades lúdicas, destinadas a todas as idades e gostos. Os participantes podem aprender a cozinhar refeições saudáveis, testar a condição física e experimentar yoga ou aeróbica.

Esta iniciativa chegou a Portugal no âmbito do Congresso da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD), que tem lugar entre 12 e 16 de setembro de 2011, em Lisboa. 

Diabetes Tipo 2 – uma doença crónica

A diabetes é uma doença crónica, que se caracteriza por índices elevados de açúcar no sangue, devido a uma redução parcial ou completa de insulina no organismo. A doença pode não apresentar sintomas imediatos, o que leva a que muitas pessoas não saibam que têm diabetes.  

No entanto, é essencial que a doença seja detetada antecipadamente: o mais dispendioso da diabetes não é a sua cura, mas o tratamento das suas complicações. Por esta razão, o rastreio é um investimento a longo prazo que evita maiores encargos para o sistema de saúde português.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório