Saúde

Diabetes: mães que amamentam têm menos risco

Está provado que amamentar os bebés traz importantes benefícios para a saúde e desenvolvimento da criança e também para a mãe. Uma nova pesquisa desenvolvida pela Universidade norte-americana de Pittsburg comprova que a amamentação beneficia as mães,
Versão para impressão
Está provado que amamentar os bebés traz importantes benefícios para a saúde e desenvolvimento da criança e também para a mãe. Uma nova pesquisa desenvolvida pela Universidade norte-americana de Pittsburg comprova que a amamentação beneficia as mães, neste caso, ao reduzir o risco de contrair diabetes tipo 2.

Ao contrário de outros estudos que observaram a longa duração na amamentação, este novo estudo indica que amamentar por um período de um mês pode marcar essa diferença.

“Podemos continuar a defender que quanto mais uma mãe amamentar o seu filho, melhor. Mas com base neste estudo sabemos que o primeiro mês é essencial”, revela a investigadora Eleanor Bimla Schwarz, da Universidade de Pittsburg.

O estudo incidiu sobre 2.200 mulheres com idades entre os 40 e os 78. Os investigadores descobriram que mães que nunca amamentaram tinham duas vezes mais risco de desenvolver diabetes.

Pelo contrário, as mães que amamentaram os filhos pelo menos durante um mês mostraram que tinham a mesma probabilidade de contrair diabetes como uma mulher que nunca teve filhos.

Foram tidos em conta fatores como histórico familiar de ocorrência da doença, índice de massa corporal e nível de atividade física.

Schwarz explica que esta associação está ligada também com os níveis de gordura abdominal, já que o estudo provou que as mães que não amamentaram tinham maiores cinturas ganhas durante a gravidez.

“Investigações anteriores comprovaram que quanto maior o perímetro da cintura, maior o risco de diabetes”, completa ainda a investigadora.

Schwarz defende por isso que as mães recebam o apoio necessário no hospital, em casa e no trabalho para a tarefa de amamentar os bebés.

“O nosso estudo vem comprovar que existe mais uma boa razão para que as mães dêem de mamar aos seus filhos, pelo menos durante o primeiro mês de vida da criança”, conclui a Dr. Schwarz, citada pelo Times.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório