Ambiente

Dia Sem Carros em 60 localidades do país

O Dia europeu Sem Carros é assinalado, esta quarta-feira, pela 10.ª vez em mais de 60 localidades, que se desdobram em iniciativas para promover a bicicleta e os transportes públicos. A ministra do Ambiente apela à mudança de comportamentos dos cidad
Versão para impressão
A Semana Europeia da Mobilidade termina esta quarta-feira com o Dia Europeu Sem Carros, que é assinalado pela 10.ª vez. Sessenta e seis vilas e cidades do país realizam iniciativas para promover a bicicleta e os transportes públicos mas, ao contrário dos primeiros anos, Lisboa e Porto não vão fechar as ruas ao trânsito.

Em Viana do Castelo pode-se circular de graça no mini-autocarro elétrico e no município de Esposende decorrem campanhas de sensibilização e eco-oficinas.

Na Póvoa do Lanhoso, é realizado um peddy-paper e jogos tradicionais, enquanto em Vila Nova de Famalicão pode-se fazer um passeio noturno de bicicleta.

No Porto, o dia é assinalado desde o funcionamento de uma escolinha de trânsito até uma corrida de carrinhos movidos a energia solar.

Mais para o Centro, em Coimbra é apresentado um novo programa de mobilidade, assim como o primeiro Ponto de Carregamento para Veículos Elétricos, o que também acontece em Aveiro, Leiria, Torres Novas, Évora e Faro.

Na capital do país, a tónica estará nas bicicletas e outros eco-veículos, depois de nesta madrugada se ter reduzido a zero as emissões de carbono no Marquês de Pombal. O túnel foi esta madrugada fechado ao trânsito e ocupado por centenas de eco-veículos.

Bicicletas, skates, patins e outros veículos sem motor desfilaram no túnel do Marquês de Pombal, respondendo assim ao apelo da Ideia Veloz, associação de desportos de gravidade que organizou um encontro de eco-veículos. A iniciativa quis “alertar para o uso excessivo do carro e demonstrar que os veículos não motorizados também têm direito a circular na cidade”, explicou Joana Ramalho, da Ideia Veloz.

“Esta noite os veículos ecológicos reivindicaram o túnel. Vamos ter menos dióxido de carbono, menos barulho e mais calma”, apontou.

Seguindo literalmente a proteção do Ambiente, em Almada a entrega de lixo dará direito a viagens grátis em vários transportes públicos.

Na Moita, haverá outros eco-transportes, como passeios de charretes, enquanto no Seixal decorre um passeio a pé no Núcleo Urbano Antigo.

Em Setúbal, apresenta-se o programa RAMPA – Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade e em Vila Real de Santo António será monitorizada a qualidade de ar e do nível de ruído.

Nas Regiões Autónomas, hoje Angra do Heroísmo tem um passeio de bicicletas e demonstração de veículos híbridos, enquanto no Funchal há uma “Volta em Autocarro”.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório