Ambiente

Dia Nacional do Mar assinala-se esta terça feira

O Dia Nacional do Mar comemora-se esta terça feira. Para assinalar a data, a Liga para a Proteção da Natureza lança uma petição online dirigida ao Governo, para implementar áreas marinhas protegidas, visando uma melhor gestão e uso dos recursos.
Versão para impressão
O Dia Nacional do Mar comemora-se esta terça feira. Para assinalar a data, a Liga para a Proteção da Natureza (LPN) lança uma petição online dirigida ao Governo, para implementar áreas marinhas protegidas, visando uma melhor gestão e uso dos recursos.

“Os instrumentos [de proteção dos recursos marinhos] que existiram até agora não se mostraram eficientes, como por exemplo a utilização das quotas de pesca ou as várias regras de gestão da costa”, defende Alexandra Cunha, presidente da LPN, citada pela agência Lusa.

A concretização das áreas marinhas protegidas seria então a solução para um maior controlo das atividades desenvolvidas nestas zonas, adianta ainda a responsável: “Será uma gestão ideal, onde pode haver a utilização dos recursos, mas haverá regras e essas regras serão reforçadas”.

Segundo Alexandra Cunha, neste momento existem em Portugal continental quatro áreas marinhas protegidas definidas “no papel”, mas somente uma delas está “implementada e com plano de ordenamento”, o Parque Marinho Luiz Saldanha, na Arrábida.

A iniciativa insere-se no âmbito da plataforma eletrónica eMPOWER, criada por Portugal, Itália e Grécia para envolver os cidadãos nas decisões políticas europeias sobre Ambiente.

[Notícia sugerida pelo utilizador Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório