Sociedade

Dia Nacional: 3000 avós reúnem-se em Penafiel

NULL
Versão para impressão
Hoje, 26 de julho, é o Dia Nacional dos Avós. Um pouco por todo o país se celebra esta data mas Penafiel assinalou o dia de forma especial, reunindo cerca de 3000 avós para homenagear Ana Elisa Couto, a mentora deste conceito.
 
No Parque da Cidade, em Penafiel, realizou-se esta terça-feira um dos maiores encontros de avós do país. O evento contou com cerca de 3000 avós, para celebrar o dia e homenagear a mulher que lutou pela instituição desta data.

Ana Elisa Couto, mentora deste Dia Nacional dos Avós e original de Penafiel, passa assim a ter uma estátua na cidade que a viu nascer. O evento contou ainda com música e animação.
 
Naquele que será o maior encontro de avós do país, esteve também presente o Bispo do Porto. Numa missa campal, D. Manuel Clemente referiu, citado pela Lusa, que “a família e muitas vezes os avós são o único apoio para situações complicadas”.

 Ana Elisa Couto
 
A ideia da criação deste dia remonta a 1986, quando esta mulher de Penafiel chegou mesmo a escrever diversas cartas para o Papa João Paulo II, a vários Primeiros-Ministros e mesmo a Presidentes da República como Mário Soares ou Jorge Sampaio, apelando à criação do Dia dos Avós.
 
Ana Elisa Couto, com seis netos, viu o seu projeto ir para a frente em 2003, quando a Assembleia da Republica aprovou e institui o Dia Nacional dos Avós. Esta avó faleceu em 2007, com 81 anos, celebrando-se hoje esta data em sua memória.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório