Fitness & Bem-estar

Dia Mundial do Sono: 8 dicas para dormir melhor

Esta segunda-feira, dia 18 de Março, assinala-se o Dia Mundial do Sono. Para comemorar a data, Portugal lança uma campanha de sensibilização e uma publicação gratuita, a revista "Sono". Mas para começar já a dormir melhor, siga os oito conselhos que
Versão para impressão
Esta segunda-feira, dia 18 de Março, assinala-se o Dia Mundial do Sono. Para comemorar a data, Portugal lança uma campanha de sensibilização e uma publicação gratuita, a revista “Sono”. Mas para começar já a dormir melhor, siga os oito conselhos que partilhamos no final deste artigo. 

A Comissão de Patologia Respiratória do Sono da Sociedade Portuguesa de Pneumologia associa-se este ano à World Association of Sleep Medicine para assinalar o Dia Mundial do Sono que em 2016 tem como lema “Um bom sono é um sonho possível”.

Em Portugal o apelo é lançado em forma de provocação. “Será que andamos todos a dormir?”, é a questão que o grupo de trabalho da Sociedade Portuguesa de Pneumologia coloca aos portugueses através da campanha que é lançada hoje. 


Esta campanha de sensibilização foca-se na promoção da higiene do sono, ou seja, na divulgação de um conjunto de bons hábitos que qualquer pessoa deve adotar para melhorar a qualidade do seu sono.

Fátima Teixeira, coordenadora da Comissão de Patologia Respiratória do Sono, sublinha, num comunicado enviado ao Boas Notícias, que “é fundamental que a população interiorize que um sono reparador e de qualidade é tão importante quanto uma dieta alimentar equilibrada ou o exercício físico”.

“Noites mal dormidas ou mesmo sem dormir podem ter graves efeitos na qualidade de vida e na saúde das pessoas. Dor de cabeça, sonolência diurna, alteração do humor, diminuição do rendimento intelectual, aumento da probabilidade de acidentes de viação ou de trabalho são algumas das consequências de uma noite mal dormida”, salienta a responsável.

 
Apesar da maioria dos distúrbios do sono serem evitáveis ou tratáveis, apenas menos de um terço dos doentes procura ajuda profissional.

Ainda para assinalar o Dia Mundial do Sono, a empresa Omega Pharma lança esta segunda-feira a revista “Sono”, uma publicação de edição única que será distribuída em alguns centros comerciais do Porto e Lisboa, para alertar os portugueses para os perigos das noites mal dormidas. 

8 conselhos para dormir melhor:
 
– Evitar refeições pesadas, tomar café ou consumir muitos líquidos antes de dormir
– Tentar manter rotinas diárias na hora de deitar e acordar
– Equilibrar as atividades do dia-a-dia (entre trabalho, lazer e sono)
– Afastar os aparelhos eletrónicos do local onde se está a dormir
– Escolher um livro e ler algumas páginas antes de adormecer
– Praticar exercício físico (de manhã ou ao fim do dia, basta adaptar ao seu horário)
– Exercer uma alimentação saudável, rica em magnésio e ómega 3 (presentes na banana, nozes, salmão, espinafres)
– Evitar alimentos estimulantes como gengibre, picante ou pimenta
 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório