Saúde

Dia Mundial do Coração celebra-se hoje

Este domingo, dia 26 de setembro, assinala-se o Dia Mundial do Coração. Sob o tema "Eu trabalho com o coração", mais de cem países celebram esta efeméride, incluindo Portugal, com diversas atividades físicas e desportivas, rastreios, debates e fóruns
Versão para impressão
Este domingo, dia 26 de setembro, assinala-se o Dia Mundial do Coração. Sob o tema “Eu trabalho com o coração”, mais de cem países celebram esta efeméride, incluindo Portugal, com diversas atividades físicas e desportivas, rastreios, debates e fóruns científicos.

A iniciativa organizada pela Federação Mundial do Coração, em parceria com a Organização Mundial de Saúde, surge 10 anos após a primeira comemoração e visa reforçar a importância de um estilo de vida ativo para um melhor coração e uma vida mais saudável, de acordo com as orientações da União Europeia.

A Federação Portuguesa de Cardiologia é a responsável pela dinamização desta iniciativa em diversos municípios de norte a sul do país, entre eles a Nazaré, que celebra a data com uma caminhada pela marginal e uma sessão de ginástica, e Viseu,onde também se realiza uma caminhada, sessões de fitness e rastreios.

A grande quantidade de eventos desportivos que decorrem este domingo têm o objetivo de promover a saúde, privilegiando a prevenção das doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morbilidade mortalidade e incapacidade de longa duração da população portuguesa.

Recorde-se que as doenças cardiovasculares são aquelas que causam mais mortes no mundo inteiro, vitimando 17,1 milhões de pessoas por ano adianta o Ministério da Saúde em comunicado.

Elevados níveis de pressão arterial, colesterol e glicose, tabagismo, ingestão insuficiente de fruta e vegetais, excesso de peso, obesidade e sedentarismo são considerados os principais fatores de risco para contrair uma doença cardiovascular.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório