Espetáculos e Exposições

Dia Mundial da Dança: celebrações no país

A 29 de abril de 1727 nascia Jean-Georges Noverre, considerado o criador do bailado moderno. Por isso, a data marca a celebração da dança a nível mundial e este ano não faltam eventos comemorativos em todo o país. Aqui ficam algumas sugestões de espe
Versão para impressão
A 29 de abril de 1727 nascia Jean-Georges Noverre, considerado o criador do bailado moderno. Por isso, a data marca a celebração da dança a nível mundial e este ano não faltam eventos comemorativos em todo o país. Aqui ficam algumas sugestões de espetáculos, aulas e outras atividades em que pode participar, de norte a sul de Portugal.

Porto

Fazendo jus ao seu lema – “A vida em movimento” – o metropolitano do Porto comemora o Dia Mundial da Dança. A partir das 19h00, a estação de metro da Trindade será palco de um flash mob onde participam cerca de uma centena de alunos das oficinas de dança do Centro de Formação Cultural Acaro / Contagiarte para interpretar uma coreografia conjunta.

Danças africanas, orientais, europeias, latinas e afro-contemporâneas, bem como o flamenco, a percussão e até a capoeira são os géneros de dança apresentados.

Viseu

A Câmara Municipal de Viseu e a Companhia Lugar Presente, dirigida por Paulo Ribeiro, organizam um conjunto de atividades dirigidas a jovens e ao público em geral, entre os dias 29 de abril e 7 de maio.

Esta quinta-feira, dia 29, das 17h30 às 20h30, o público pode participar nas aulas abertas de dança. Jazz, Hip Hop, Yoga e Ritmos Latinos são os géneros contemplados em cada um dos blocos de uma hora do programa. As aulas têm lugar na companhia Lugar Presente, situada na Avenida Emídio Navarro, em Viseu.

No mesmo espaço é ainda apresentada a exposição interativa “Carta Coreográfica”. Mais informações sobre o programa aqui.

Lisboa

A V Gala Nacional de Bailado realiza-se nos dias 29 e 20 de abril, às 21h00, no Teatro Camões, onde serão apresentados os trabalhos e o virtuosismo dos bailarinos de várias companhias portuguesas e internacionais. O evento é organizado pela Companhia Nacional de Bailado (CNB). Ballet Estatal da Baviera, Ballet Nacional da Holanda, Artists with Tok’Art, Ballet de Ópera de Berlim e Ballet do Teatro Stanislavsky são algumas das companhias presentes.

Preços: 5? a 50?.

Almada

“Olhares” é o novo espetáculo da Companhia de Dança de Almada, em estreia esta quinta-feira, às 21h30, no Auditório Fernando Lopes-Graça. Da autoria de Nuno Gomes, o espetáculo conta com várias apresentações únicas, incluindo a participação de Coros Alentejanos.

“Olhares” pode ainda ser visto no dia 30 de abril, à mesma hora, e no dia 2 de maio, às 16h30. A entrada é livre para o público sénior. Os restantes ingressos custam seis euros, podendo ainda ser aplicado um desconto para entrada dos mais novos.

Depois de Almada, o espetáculo segue em digressão pelo Alentejo, passando em Castro Verde (dia 20 de maio), Serpa (28 de maio), Redondo (10 de junho), Mértola (19 de junho) e Beja (26 de junho).

Loulé

O Centro Paroquial de Loulé recebe o projeto Luna Flamenca. A formação é composta por uma nova geração de artistas andaluzes, que pretendem recuperar o esplendor da antiga tradição flamenca num espetáculo de canto, guitarra e baile.

O espetáculo realiza-se às 21h30 desta quinta-feira e tem um preço fixo de cinco euros.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório