Ambiente

Dia Mundial da Água: Dicas de poupança

Esta terça feira celebra-se o Dia Mundial da Água, um recurso cada vez mais escasso dado o desperdício verificado anualmente em todo o mundo. Segundo o "Relatório Planeta Vivo 2008", da World Wild Fund for Nature (WWF), Portugal é um dos países que m
Versão para impressão
Esta terça feira celebra-se o Dia Mundial da Água, um recurso cada vez mais escasso dado o desperdício verificado anualmente em todo o mundo. Segundo o “Relatório Planeta Vivo 2008”, da World Wild Fund for Nature (WWF), Portugal é um dos países que mais água gasta por habitante. Ficam então algumas dicas para poupar esse bem precioso.

A mudança começa em pequenos gestos do dia a dia: na sua rotina de higiene, ao lavar os dentes, tomar duche ou fazer a barba, não deixe correr a água sem necessidade. Poupa mais se abrir e fechar a torneira várias vezes.

Nas tarefas domésticas, utilize apenas as máquinas de lavar loiça e roupa quando estas estiverem cheias ou se possuírem programas de meia-carga. Para lavar a loiça manualmente, não use água corrente – encha o lava-loiça. Além disso, antes de lavar a loiça mais suja, limpe-a com papel e, se necessário, deixe-a “de molho”.

Verifique também as torneiras e as fugas de água – uma torneira a pingar durante 24 horas, a cada cinco segundos, perde três litros de água, o que corresponde a mais de mil litros de água por ano.

Proceda à rega das suas plantas de manhã cedo ou ao cair da noite. Nessa altura, a evaporação de água causada pelo Sol é menor, pelo que poupará este recurso. Pode também recorrer a água recuperada da chuva ou à que sobra na panela depois de ferver ou aquecer vegetais. Esta é mais rica em nutrientes.

Um documento divulgado pelas Nações Unidas na sua página da Internet refere que, em 2025, prevê-se que mais de três mil milhões de pessoas vivam em locais onde a água é um recurso limitado. Apenas um dólar investido na distribuição de água e sistemas de saneamento pode ter um retorno financeiro 34 vezes maior.

[Notícia sugerida pela utilizadora Maria Sousa]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub