Cultura Em Destaque

Dia Internacional dos Museus comemorado com entradas gratuitas

Hoje é dia Internacional dos Museus. Durante três dias poderá visitar muitos museus, palácios e monumentos de forma gratuita. Está ainda prevista uma forte programação cultural plena em atividades.
Versão para impressão
por redação

Comemora-se hoje o Dia Internacional dos Museus e as festividades prolongam-se até dia 20 de maio com a celebração da Noite Europeia dos Museus. Estão previstas cerca de 600 atividades, envolvendo um total de 84 espaços museológicos distribuídos por 46 concelhos do país.

“Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus” é o tema proposto para esta edição do Dia Internacional dos Museus, apelando “a uma reflexão, naturalmente diferenciada e respondendo aos contextos nacionais, do papel dos museus nas comunidades e na sociedade em geral”.

De acordo com o site da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), hoje todos os museus, palácios e monumentos tutelados por este organismo do Ministério da Cultura terão entrada gratuita.

No dia 19 de maio, amanhã, a partir das 18:00, o Museu de Arte Popular abre as suas portas gratuitamente e, no dia 20 de maio, a partir das 18:00, as entradas também serão gratuitas nos museus, palácios e monumentos da DGPC.

As exceções são Convento de Cristo, Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos, Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional, Panteão Nacional e Torre de Belém, que encerram no seu horário habitual.

No contexto desta celebração decorrem inaugurações em três dos 15 Museus tutelados pela DGPC: o Museu Nacional Soares dos Reis inaugura hoje a exposição “Cidade Global”, o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) inaugura dia 18 a exposição “Madonna” e o Museu Nacional dos Coches (MNC) inaugura na sexta-feira, dia 19, a sua museografia. Os eventos no MNAA e no MNC contam com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.

Na Noite dos Museus, que em 2016 registou a maior adesão de sempre (45 mil visitantes), decorrerá em Lisboa a 2ª edição da iniciativa “Museus em Movimento”, uma parceria DGPC/Volkswagen Veículos Comerciais que consiste na oferta de transporte gratuito à população que se associe a esta grande festa. Entre as 18:00 e as 23:00 de sábado funcionam duas rotas:

Rota 1 | Belém – Museu de Arqueologia, Museu de Etnologia, Museu dos Coches, Museu de Arte Popular e Palácio Nacional da Ajuda.

Rota 2 | Centro – Casa-Museu Anastácio Gonçalves, Museu do Azulejo, Museu do Traje, Museu do Teatro e Museu da Música.

O programa para o Dia e para a Noite dos Museus está disponível em www.patrimoniocultural.pt.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório