Fitness & Bem-estar

Dia da Criança [roteiro]

Mais importante do que oferecer prendas, no Dia das Crianças é fundamental arranjar tempo para dedicar aos mais novos. Esta data é uma excelente oportunidade para a família partilhar momentos únicos e divertidos. O Boas Notícias deixa aqui um guia de
Versão para impressão
Mais importante do que oferecer prendas, no Dia das Crianças é fundamental arranjar tempo para dedicar aos mais novos. Esta data é uma excelente oportunidade para a família partilhar momentos únicos e divertidos. O Boas Notícias deixa aqui um guia de atividades e eventos onde pode comemorar este dia um pouco por todo o país.

SUL

Zoo de Lagos
O Parque Zoológico de Lagos adia a celebração do Dia da Criança para 6 de Junho, no domingo seguinte à data oficial. Entrada gratuita para os mais pequenos que se façam acompanhar por um adulto, variadas atividades de lazer, contacto com os animais e muita brincadeira são promessa do parque para um dia totalmente dedicado aos mais novos.

Fluviário de Mora
O  Fluviário de Mora convida a descobrir o maravilhoso mundo de rios e lagos. Com os aquários como cenário, o dia das crianças conta com diversas actividades como leitura de contos e reutilização de materiais da natureza para estimular a criatividade dos mais pequenos. Denominada “Excertos altos e galeados”, as crianças terão de pegar em galho seco e pintá-lo com cores luminosas, até descobrir um animal. A entrada é gratuita para as crianças (até aos 12 anos) acompanhadas pelos pais.

Palmela

A Câmara Municipal de Palmela, em parceria com as Juntas de Freguesia de Pinhal Novo, Poceirão e Marateca e instituições do concelho, promove, entre 31 de Maio e 3 de Junho, um programa de actividades de entretenimento para os mais pequenos e suas famílias que abrange as cinco freguesias do concelho. Destaque para a iniciativa “Criança Activa, Criança Saudável”, dia 1 de Junho, no Campo de Jogos Municipal. A iniciativa inclui yoga para crianças, pinturas faciais, dança, trampolim elástico, futebol, voleibol, minigolfe, escalada e animação com modelagem de balões com palhaços e ainda um rastreio do Índice de Massa Corporal (IMC).

LISBOA

CCB – Fábrica das artes e Jardim das Oliveiras
Para podermos abraçar as crianças, a Fábrica das Artes preparou um dia especial cheio de propostas que nos levam a mergulhar no universo das histórias. Pela mão dos nossos artistas iremos atravessar este dia na companhia dos livros, música, teatro, dança e pintura. Expressão corporal aliada à expressão plástica, Contadores de histórias e teatro são apenas algumas das iniciativas. A entrada é livre.

Criação de uma marioneta XXL
Para celebrar o Dia Mundial da Criança, o Museu da Marioneta lançou um desafio que consiste na criação de uma marioneta gigante. Para a manipular, todos terão de ajudar. Utilizando materiais reutilizados, como garrafas de plástico ou caixas de cartão, as crianças, em conjunto, irão construir uma marioneta em tamanho XXL, a qual poderão, depois, levar para a escola. A atividade decorre de manhã, das 10h00 às 12h00, e de tarde, das 14h00 às 16h00, e é de participação gratuita.

Spacio Shopping [Olivais]
De 28 de Maio a 10 de Junho, a Turma da Mónica vai estar no Spacio Shopping com “O Mundo Bate Bola”, onde as crianças poderão fazer uma viagem ao universo do futebol. Com oito actividades disponíveis, as crianças poderão divertir-se enquanto testam a sua criatividade, exercitam a sua coordenação motora e aprendem mais sobre as seleções de futebol de diversos países.

Teatro Nacional D. Maria II
Pelas 19 horas, o Salão Nobre do TNDM II recebe a peça “Desportivo da Sucata”, de Jaime Rocha, onde um pirata, um anão, um palhaço e uma bruxa se juntam para ensinar toda a gente a ser criança mais uma vez.

Metro de LX oferece deslocações
O Metropolitano de Lisboa (ML) vai assinalar o Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho, com deslocações gratuitas para os mais novos (até aos 12 anos, inclusive).

Venteira [Amadora]
No Dia Mundial da Criança, a Junta de Freguesia da Venteira quer oferecer às crianças da Freguesia e comunidade em geral, um dia de grande diversão. Das 10.00H às 16.00 horas, o parque delfim Guimarães garante animação a todos as crianças. insufláveis,  um triciclo gigante, uma prancha mecânica,  um touro mecânico, um concurso de estatuetas de barro, são algumas das actividades.

Póvoa de Santo Adrião
No próximo dia 1 de Junho a Póvoa de Santo Adrião comemora o Dia Mundial da Criança, na Casa da Cultura, a partir das 9h30. As crianças da Escolas do Ensino Básico da Póvoa podem assistir a uma introdução à música pelas mãos do Quarteto de Cordas da Lisbon Film Orchestra. Este projecto consiste em utilizar bandas sonoras de filmes conhecidos do público infantil, acompanhadas das respectivas imagens, para despertar o interesse das crianças pelos instrumentos musicais envolvidos nas músicas.

CENTRO

Coimbra
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, o Teatro Académico de Gil Vicente propõe um espetáculo sobre a Canção Tradicional Portuguesa e o filme “A Gaivota e o Gato”.

Lousã
Câmara Municipal da Lousã através do seu programa “Caminhadas 2010”, vai organizar, no próximo dia 1 de Junho, uma Caminhada Urbana com a designação “Pais e Filhos”, que terá como objectivo comemorar, de uma forma saudável, o “Dia da Criança”. Este evento terá a particularidade de passar pelos três parques infantis da Vila da Lousã, possibilitando às crianças alguns momentos de recreação. Para participar, basta estar presente na Câmara Municipal da Lousã pelas 21h.

Torres Vedras
A Grande Festa da Criança – Oeste Infantil regressa em 2010, de 24 a 29 de Maio à Expotorres, subordinada ao tema “A Feira”. A inauguração está marcada para dia 24 de Maio, às 11h30. A iniciativa destina-se sobretudo a crianças dos 3 aos 12 anos e à restante comunidade educativa, mas no dia 29 de Maio estará aberta a toda a população. Em 2009 o número de visitantes chegou aos 18.000 e a organização pretende bater novo recorde este ano. 

NORTE

Aveiro
Integrado no programa de animação da Feira do Livro e da Música, no Rossio de Aveiro, no dia 1 de Junho as actividades destinam-se às crianças. Das 10.00 às 18.00 horas vão decorrer ateliers de pintura e artes plásticas, actividades lúdicas com Brincadeiras no insuflável “Fantasia” e ainda a Construção de um Mural. Serão também promovidas duas acções: o Atelier “Brincando aos ilustres” pelas 17.00 horas e a Hora do Conto “Brincando aos ilustres” às 21.00 horas. À noite, pelas 21.30 horas, o grupo “João neves Trio” apresentará um espetáculo de música.

Também na Festa das Freguesias, a decorrer no Parque de Exposições, serão organizadas actividades para as crianças, a partir das 10.00 horas, tais como jogos, contos ateliers de pinturas faciais e insufláveis. Pelas 21.30 horas a Associação Teatral de Nossa Senhora de Fátima e o CETA – Círculo Experimental de Teatro de Aveiro apresentarão duas peças de teatro.

Santa Maria da Feira
O Museu de Santa Maria de Lamas vai abrir as suas portas para celebrar o Dia Mundial da Criança, no próximo dia 1 de Junho. As crianças terão entrada grátis, mediante marcação prévia. “Vamos ter aqui o Capuchinho Vermelho, que vai orientar a visita e participar no peddy-paper que propomos e também na oficina de expressão”, refere Susana Ferreira, a diretora do Museu.

PORTO

Casa da Animação e Consulado Francês
A Casa da Animação e o Consulado Francês do Porto trazem ao Porto um vasto programa de pequenos filmes de animação franceses, que farão as delícias de todo o público, dos mais pequenos aos “mais avós”. Paralelamente, no âmbito do serviço educativo, estão previstas oficinas de animação que prometem despertar o gosto pelo cinema, estimulando a criatividade e as dinâmicas de grupo nos mais jovens. As oficinas com a duração de 1 hora, requerem também marcação prévia.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório