Ambiente Em Destaque

DHL reforça entrega urbana com City Hub para bicicletas de carga

A DHL Express acaba de introduzir um novo conceito de City Hub que permitirá uma maior utilização de bicicletas de carga para entregas nas cidades.
Versão para impressão
por redação

O City Hub é um reboque feito à medida que pode transportar até quatro contentores para o Cubicycle da DHL, uma bicicleta com um atrelado personalizado, que transporta até 125 kg de carga (um metro cúbico em volume).

Uma carrinha da DHL entrega o reboque no centro da cidade, a partir do qual os contentores podem ser transferidos rapidamente para dois Cubicyles para entregas em pontos de difícil acesso, no centro da cidade.

Esta solução reduz significativamente as emissões, minimizando a distância e o tempo despendido na estrada por veículos de distribuição habituais. Cada City Hub pode substituir até dois veículos de distribuição, diminuindo o nível de CO2 equivalente em mais de dezasseis toneladas por ano e reduzindo significativamente outras emissões.

A DHL lançou dois projetos-piloto deste conceito City Hub: um em Frankfurt, a quinta maior cidade da Alemanha, outro em Utrecht, na Holanda.

“A DHL Express já substituiu até 60% das rotas de veículos em cidades de alguns países europeus com bicicletas de carga e esperamos que o City Hub e o Cubicycle nos ajudem a acelerar essa abordagem noutros mercados nos próximos três a cinco anos”, afirmou John Pearson, CEO da DHL Express Europa.

“As bicicletas oferecem uma série de vantagens em operações de entrega expresso: podem contornar o congestionamento do tráfego e fazer até duas vezes mais paragens por hora do que um veículo de distribuição habitual. O custo total de propriedade ao longo da sua vida é inferior a metade de uma carrinha. Crucialmente, as bicicletas de carga produzem zero emissões, o que reforça o nosso programa em curso para minimizar a nossa pegada ambiental, e apoia os esforços dos governos das cidades na promoção da vida urbana sustentável”.

Graças ao uso de contentores normalizados, que correspondem às dimensões de uma palete de expedição standard e podem ser transferidos mais fácil e rapidamente entre os diferentes modos de transporte da rede DHL Express, o conceito City Hub trará velocidade e credibilidade adicionais às operações de entrega de documentos e pequenas embalagens.

O Cubicycle, que foi desenvolvido nos Países Baixos e introduzido na rede DHL em 2015, possui uma série de características que o tornam ideal para operações de entrega expresso: o assento reclinável para o estafeta permite maior conforto, segurança e velocidade; suporte de pedal elétrico para velocidade adicional; suporte para escalada em colinas; e fácil manuseamento. Os contentores removíveis são seguros e impermeáveis, oferecendo uma grande capacidade, sem prejudicar a visão de outros ciclistas.

Estes podem ainda ser equipados com transmissores GPS ou de Internet, para facilitar o acompanhamento dos envios em tempo real e para garantir que estes podem ser monitorizados para fins de segurança, e são autoalimentadas através da utilização de painéis solares.

Até à data, a DHL Express introduziu bicicletas em mais de 80 cidades em 13 países europeus, incluindo 14 Cubicycles em sete cidades. Os estafetas percorrem, em média, 50 quilómetros por dia.

Programa de proteção ambiental do Grupo Deutsche Post DHL – GoGreen

O programa de proteção ambiental do Grupo Deutsche Post DHL, GoGreen, tem como objetivo minimizar o impacto dos negócios do Grupo no meio ambiente, com destaque para a otimização da eficiência de carbono de todas as operações. Por esta razão, o Grupo estabeleceu um ambicioso objetivo de proteção ambiental: melhorar a sua eficiência em carbono na ordem dos 30% (contra uma base de referência de 2007) até 2020. O Grupo Deutsche Post DHL já melhorou até 25% a sua eficiência em termos de carbono.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório