Ambiente

Dez golfinhos avistados no Tejo no fim-de-semana

Um grupo de golfinhos apareceu este Domingo nas águas do Tejo para surpresa e satisfação de quem circulava de barco pelo rio.
Versão para impressão
Um grupo de golfinhos apareceu este Domingo nas águas do Tejo para surpresa e satisfação de quem circulava de barco pelo rio. Os animais foram avistados por membros da escola de navegação Treino de Mar, que deu conta do acontecimento através de uma série de fotos publicadas no Facebook.
 
Fernando Sá, um dos responsáveis da escola, contou ao Boas Notícias que, por volta do meio-dia e meia, foram vistos “cerca de dez golfinhos, três dos quais eram golfinhos pequenos e jovens” na parte alta do Tejo, junto a Cacilhas.
 
Quem teve oportunidade de testemunhar o momento ficou impressionado não apenas pelas acrobacias realizadas pelos animais – que brincaram à volta do barco – mas também porque as aparições dos golfinhos neste local são muito raras.

“Vinham de Cacilhas a descer no sentido da foz. Nos últimos anos tem sido habitual vê-los junto à foz, mas aparecerem onde os vimos não é nada comum”, salientou. 

 
“Apesar de não ser costume, penso que é muito bom sinal. Quando não vêm à superfície é indicador de que as águas estão mais poluídas. O facto de terem aparecido pode querer dizer que estão mais limpas”, acrescentou Fernando Sá, dando o exemplo do rio Sado que, por ter águas com boa qualidade, é um palco frequente deste tipo de episódio.
 
Esgotos deixaram de correr para o Tejo em 2010 
 
A aparição dos golfinhos na parte alta do Tejo pode refletir, aliás, os esforços que têm sido feitos no sentido de aliviar a poluição no rio. 
 
Há cerca de dois anos, como noticiou o Boas Notícias, a empresa de saneamento SimTejo anunciou uma intervenção para que os esgotos domésticos da área central da cidade deixassem de correr para o Tejo, que foi concluída no final de 2010.
 
A partir desse momento, os esgotos deixaram de ser libertados diretamente para o rio, sendo desviados para as estações com vista a serem tratados de forma adequada. 

[Notícia sugerida por Luís Oliveira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório