Ambiente

Designers projetam ponte que gera energia

Embora ainda não tenha saído do papel, é um projeto que já dá que falar: os designers italianos Francesco Colarossi, Giovanna Saracino e Luisa Saracino desenharam uma ponte que, através de turbinas e painéis solares, produziria energia suficiente par
Versão para impressão
Embora ainda não tenha saído do papel, é um projeto que já dá que falar: os designers italianos Francesco Colarossi, Giovanna Saracino e Luisa Saracino desenharam uma ponte que, através de turbinas e painéis solares, produziria energia suficiente para 15 mil habitações.

A ponte teria cerca de 20 quilómetros de comprimento; as turbinas eólicas seriam instaladas na parte inferior, enquanto que os painéis solares ocupariam algumas coberturas da ponte e também certas estruturas laterais viradas a sul.

Contudo, em termos práticos, é uma proposta ousada que se debate com importantes questões de segurança – uma vez sujeita aos elementos da Natureza, a estrutura da ponte teria que ser suficientemente estável para não ceder.

De acordo com a edição online do jornal Expresso, o projeto conquistou o segundo prémio de um concurso para a construção da ponte ideal de ligação entre Bagnara Calabra e Scilla, em Itália.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub