Inovação e Tecnologia

Designer cria robô submarino para limpar os oceanos

Para já é apenas um protótipo mas, futuramente, poderá dar uma grande ajuda na limpeza dos oceanos. O Marine Drone, robô submarino criado pelo designer industrial Elie Ahovi, tem como objetivo recolher o lixo aquático para ser reciclado.
Versão para impressão
Para já é apenas um protótipo mas, futuramente, poderá dar uma grande ajuda na limpeza dos oceanos. O Marine Drone, robô submarino criado pelo designer industrial Elie Ahovi, tem como objetivo recolher o lixo aquático, voltando à superfície e regressando aos mares sempre que necessário.
 
A ideia do criador nasceu quando Ahovi viu, pela primeira vez, o chamado Grande Depósito de Lixo do Pacífico, o maior depósito de lixo do mundo, na sua maioria plástico, situado numa área de deserto oceânico e que ameaça os animais marinhos, já que o consumo deste material, que pode ser venenoso, tem potencial para colocar em risco o funcionamento normal do ecossistema.
 
De acordo com a imprensa internacional, o dispositivo inovador, com um formato semelhante ao de um cesto de lixo convencional, seria alimentado por baterias à prova de água acopladas a um motor elétrico silencioso e deslocar-se-ia com a ajuda de hélices. 
 
À medida que circularia pelos oceanos, o Marine Drone, coordenado através de um sonar, iria limpando as águas cada vez mais sujas, tendo autonomia para se manter no mar durante cerca de duas semanas. Quando o “caixote” estivesse cheio de lixo, o robô voltaria à tona, trazendo tudo o que recolheu para reciclagem e podendo retomar o processo de seguida.
 
Segundo Elie Ahovi, que trabalhou em conjunto com Adrien Lefebvre, Philomene Lambaere, Marion Wipliez, Quentin Sorel e Benjamin Lemoal, o protótipo – que espera vir a tornar realidade – não interferiria com a vida marinha. Isto porque o propósito seria dotá-lo com um equipamento que emite ruídos desagradáveis à audição dos peixes e outros animais aquáticos que, assim, não entrariam no interior do robô.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub