Cultura

Design: Portuguesas finalistas em concurso internacional

Duas portuguesas são finalistas de um concurso internacional em Barcelona. O concurso Jump the Gap, organizado pela Roca, empresa especializada na produção de produtos para casas de banho, escolheu os projetos de Susana Malhão e Raquel Pissarra entre
Versão para impressão
Duas portuguesas são finalistas de um concurso internacional em Barcelona. O concurso Jump the Gap, organizado pela Roca, empresa especializada na produção de produtos para casas de banho, escolheu os projetos de Susana Malhão e Raquel Pissarra entre mais de 500 projetos de 102 países. 
 
Nesta quinta edição do concurso, o desafio consistia em criar conceitos e soluções inovadoras para a casa de banho.
 
Licenciada em Design pelo IADE, em Lisboa, Susana Malhão concorreu com o RunShower, um equipamento ecológico que permite tomar duche ao mesmo tempo que se pratica desporto. 
 
Constituído por um tapete com movimento rotativo, este “chuveiro de corrida” integra jatos de água o que faz com que utilizador possa correr enquanto se lava.
 
O RunShower permite ainda ouvir música, ver os vídeos preferidos e até personalizar a paisagem que o utilizador pode desfrutar enquanto toma banho.

Um chuveiro portátil e ecológico
 

Já, Raquel Pissarra, designer licenciada pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi outra das finalistas com o projeto Ebath, uma simplificada instalação de um chuveiro composto por uma garrafa de água e uma bomba de pressão.

Este projeto ecológico permite o acesso a àgua engarrafada amena ou quente, quando exposta à luz solar e ao calor ambiente, que é movida a partir da sua bomba de pressão (pedal) e sem que seja preciso qualquer dispêndio de energia.  

O Ebath pode ser transportado para todo o lado e pode ser usado em casa, para viajar ou acampar.

 O júri que elegeu os projetos das portguesas era constituído por vários arquitetos e designers conceituados, e presidido por Kazuyo Sejima, a arquiteta japonesa que, em 2010, venceu o prémio Pritzker.

Os vencedores, as espanholas Sanna Volker e Marta Cuquet, foram conhecidas em Novembro de 2013, em Barcelona.

Clique AQUI para conhecer os projetos.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub