Sociedade

Design: Criação portuguesa distinguida em Hong Kong

Uma designer portuguesa venceu o prémio Eco-Friendly no certame de moda chinês 'Fashion Access', em Hong Kong. As criações de Paula Falcão de Lima não passaram despercebidas ao júri do prestigiado evento.
Versão para impressão
Uma designer portuguesa venceu o prémio Eco-Friendly no certame de moda chinês 'Fashion Access', em Hong Kong. As criações de Paula Falcão de Lima não passaram despercebidas ao júri do prestigiado evento, que acabou por eleger Mother's Bag como um dos melhores projetos das suas três categorias a concurso.

por Margarida Cruz

 
“Quando recebi o e-mail com a notícia, tive de o ler várias vezes, palavra por palavra, para ter a certeza daquilo que ali estava escrito”, lembra a designer ao Boas Notícias. “É um grande reconhecimento do meu trabalho e um grande estímulo para continuar a lutar pelo design em que acredito”.
 
Entre os cerca de 500 projetos candidatos, dois da autoria de Paula Falcão de Lima acabaram por figurar na lista de finalistas às três categorias a concurso: Urban Super Fashion, Night Light Super Fashion e Weekend Eco-Friendly. 
 

Um deles, a mala Velvet, consistia numa 'clutch' em veludo de cristal preto e pele de cortiça. “Tem uma forma inovadora, inspirada na técnica japonesa 'origami', e duas cores com um contraste muito fino e elegante: o preto e a cor beje da cortiça”, explica a criadora de Guimarães.
 
Mother's Bag: um objeto, várias funções

A outra, Mother's Bag, apresentava-se como uma mala capaz de se transformar em berço, mini-parque, saco para picnic, para brinquedos e até num 'puff'. Só isto parece suficiente para os jurados, no fim, elegerem este produto de Paula como o melhor a nível internacional na categoria Weekend Eco-Friendly. 
 

“Foi pensado para dar conforto à mãe e ao bebé em várias e diferentes situações”, conta a antiga professora do ensino secundário. “Permite que uma mãe vá ao parque com a criança sem ter de levar o carrinho, uma vez que o saco tem tudo o que necessita.
 
Além disso, o material (pele de cortiça têxtil e burel) funcionam como uma dupla, que se adapta a todas as situações. O design é inspirado numa concha, daquelas que guardam pérolas no seu interior”. 
 


A versatilidade infinita, aliada a um design inovador, levou Mother's Bag a ser o escolhido pelo júri como vencedor na categoria Eco-Friendly. O feito valeu à designer de 58 anos um convite para participar na cerimónia de entrega de prémios, na abertura da 'Fashion Access', em Hong Kong, bem como um cheque no valor de 500 dólares.
 
Com a conquista, Paula Falcão sente-se, mais que nunca, pronta a inaugurar a sua loja online e a aceitar algumas das propostas anteriormente feitas por interessados em exportar o seu design. 

Conheça os restantes vencedores do concurso AQUI.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub