Ambiente

Deserto australiano recebe veículos solares

NULL
Versão para impressão

Começou no passado domingo mais uma edição da World Solar Challenge, uma prova que decorre no deserto australiano. Em competição estão 37 carros movidos a energia solar que têm de percorrer uma distância de três mil quilómetros no espaço de três dias.

De dois em dois anos o deserto australiano recebe a visita de carros inovadores que correm unicamente com a energia do sol. Os participantes têm de percorrer a distância que separa Darwin de Adelaide. Durante o desafio existem sete pontos de paragem, onde são recolhidas informações sobre o tempo e sobre a posição de cada um na corrida.

A 11ª edição do Veolia World Solar Challenge teve início no domingo e até ao momento tudo indica que a equipa vencedora vá ser a da Universidade de Tokai, no Japão. Em segundo lugar permanece, segundo resultados divulgados pela organização, a equipa holandesa Nuon e em terceiro está a Universidade de Michigan. A Universidade de Tokai foi a vencedora da edição de 2009.

As 37 equipas que iniciaram a prova representam 20 países de todo o mundo. No fim do primeiro dia, 12 participantes foram eliminados, por não chegarem a tempo ao checkpoint de Katherine. Para aceder à lista de classificação mais recente clique aqui.

A competição ocorre desde 1999 e os veículos têm sofrido desde então uma evolução.

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório