Ambiente

Desemprego lança duas amigas em projeto eco-turístico

Desempregadas e movidas pelo espírito empreendedor, duas amigas de longa data decidiram partir à aventura do negócio próprio e concretizar o seu projeto de vida: um hostel urbano que aposta da reciclagem e na reutilização.
Versão para impressão
Desempregadas e movidas pelo espírito empreendedor, duas amigas de longa data decidiram partir à aventura do negócio próprio e concretizar o seu projeto de vida: um hostel urbano que aposta da reciclagem e na reutilização. Em Junho do ano passado, Rita e Patrícia viram o sonho tornar-se realidade ao abrir as portas do Dream On Coimbra Hostel. 

por Margarida Cruz
 

Com um contrato de trabalho que chegava ao fim, as perspetivas de emprego para Rita tornaram-se escassas, no mesmo momento em que Patrícia não conseguia colocação como professora em nenhuma escola do país. 
 
“Ficámos desempregadas praticamente em simultâneo e achámos que era a nossa oportunidade. Somos amigas há mais de 20 anos e sempre tivemos vontade de criar um negócio juntas, na área do turismo”, conta Rita Morais, de 31 anos, ao Boas Notícias. 
 

Um hostel pareceu-lhes a melhor aposta. Na altura, apenas existia um na cidade e, para as jovens, este é um “tipo de alojamento em expansão em todo o mundo e Portugal não é exceção”.

Além disso, Coimbra “é uma cidade que acolhe imensos turistas e que, pela importância e notoriedade que possuí a nível do ensino, recebe milhares de estudantes portugueses e estrangeiros ao longo do ano”.
 

Depois de reuniram todas as condições para partir a aventura, decidiram juntar esforços e criar um espaço onde os hóspedes se pudessem sentir “em casa, num ambiente acolhedor, confortável, intimista e muito familiar”.
 
Com capacidade para 21 pessoas, quartos temáticos baseados na história da cidade – o rio Mondego, os jardins, a lenda de D. Pedro e Inês de Castro, a Rainha Santa Isabel e a Universidade de Coimbra -, o Dream On Coimbra Hostel tem como principal pilar um conceito diferente e, acima de tudo, ecológico. 


 

“Preocupámo-nos desde sempre em incitar à responsabilidade ambiental. A reutilização, reciclagem de materiais e poupança de recursos energéticos foram as preocupações que impulsionaram a criação e o desenvolvimento deste projeto”, refere a jovem, licenciada em eco-agroturismo.
 
Prova disso são, por exemplo, a parede feita de garrafas de plástico e o sofá feito de paletes e um colchão antigo. Há também móveis de cozinha que, até então, estavam esquecidos numa garagem e que foram remodelados, gavetas antigas que, depois de recicladas, viraram prateleiras modernas, um bengaleiro feito com frascos de vidro e um cinzeiro feito a partir de latas de atum.


Além disso, as duas empreendedoras fazem questão de distribuir “todas as embalagens de plástico, papel e vidro pelos ecopontos ou de guardá-las para os projetos de reaproveitamento” que têm pensados.


Os próximos passos passam pela montagem de um biombo com rolos de papel e por pufes feitos a partir de garrafas de plástico “que andam, há meses, a ser recolhidas”. 

Para completar, junto das torneiras e interruptores espalhados pela casa, é possível encontrar apelos à poupança de água e de luz. Em breve, as duas amigas esperam implementar medidas energéticas que lhes permitam obter uma certificação ambiental.

“O feedback tem sido bastante positivo”, conta Rita. “Os hóspedes que já possuem esta consciência ambiental, identificam-se com o conceito e cumprem facilmente as 'regras' da casa. Os outros saem do hostel um pouco mais sensibilizados para as questões ambientais”.
 
Por isso, apesar dos riscos e dos “inúmeros obstáculos que inicialmente surgiram”, garantem não estar arrependidas. “É claro que nada é fácil e temos de fazer imensos sacrifícios. No entanto, sentimos que valeu a pena e ainda não houve tempo nem espaço para arrependimentos”.

Saiba mais sobre o Dream On Coimbra Hostel AQUI.

Notícia sugerida por Elsa Fonseca

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub