Sociedade

Desemprego: 334ME para apoiar jovens portugueses

O Governo deverá aprovar, esta quarta-feira, um pacote de medidas no valor de 344 milhões de euros com o objetivo de apoiar 89 mil jovens desempregados. O montante em causa provém da reprogramação dos fundos comunitários.
Versão para impressão
O Governo deverá aprovar, esta quarta-feira, um pacote de medidas no valor de 344 milhões de euros com o objetivo de apoiar 89 mil jovens desempregados. O montante em causa provém da reprogramação dos fundos comunitários (Fundo Social Europeu e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
 
De acordo com declarações feitas por Ana Vieira, secretária-geral da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) à agência Lusa, a informação foi transmitida às confederações patronais esta terça-feira pelo ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, no âmbito do programa “Impulso Jovem”.
 
Trata-se de um programa que visa responder ao desafio lançado por Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, durante o Conselho Europeu de Janeiro, com o objetivo de reduzir o desemprego jovem nos países da União Europeia com taxas mais elevadas, entre os quais Portugal, onde esta taxa já chegou aos 36,6%.
 
Entre as iniciativas previstas destaca-se o “passaporte-emprego”, com vista à criação de estágios profissionais para desempregados inscritos há pelo menos quatro meses nos centros de emprego. No âmbito deste “passaporte”, será atribuída uma “bolsa de apoio” à entidade empregadora, diferenciada por grau académico.
 
A medida em questão será acompanhada do prolongamento da referida bolsa por mais seis meses para as empresas que acabem por contratar os estagiários por um período mínimo de dois anos.
 
O programa irá, portanto, “incidir sobre três eixos principais: estágios profissionais, apoios à contratação e apoios às empresas”, desvendou Ana Vieira, que citou os dados avançados por Miguel Relvas. Para a CCP, estas medidas “serão um amortecedor e, globalmente, parecem positivas”, considerou a representante.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub