Ciência

Descoberto planeta de outra galáxia

Descoberto através dos instrumentos do Observatório La Silla, do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, o HIP 13004 é o primeiro planeta gerado fora da Via Láctea a ser identificado pelos cientistas. Situando-se a mais de dois mil anos-luz da T
Versão para impressão
Descoberto através dos instrumentos do Observatório La Silla, do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, o HIP 13004 é o primeiro planeta gerado fora da Via Láctea a ser identificado pelos cientistas. Situando-se a mais de dois mil anos-luz da Terra, o exoplaneta leva apenas 16,2 dias para completar uma volta à sua estrela.

Até agora já haviam sido descobertos cerca de 500 planetas fora do Sistema Solar, mas nunca um extragaláctico.

Segundo os cientistas da ESO, o HIP 13004 integra um grupo de estrelas formadas numa galáxia anã que, há seis a nove mil milhões de anos, foi “devorada” pela Via Láctea. Contudo, crê-se que o planeta esteja próximo do seu fim; tendo consumido todo o hidrogénio presente no seu núcleo, o sol do planeta expandiu-se, tornando-se num “gigante vermelho”.

No decorrer do processo, a estrela pode ter “engolido” planetas menores e semelhantes à Terra, antes de se contrair. Até agora, o novo planeta sobreviveu à “bola de fogo”, mas não irá resistir por muito tempo. Estima-se que algo semelhante aconteça no nosso sistema solar, daqui a milhares de milhões de anos.

“É uma descoberta exaltante, porque é a primeira vez que se deteta um sistema planetário de origem extragaláctica”, sublinhou numa conferência de imprensa telefónica Rainer Klement, astrofísico do Instituto Max-Planck para a Astronomia na Alemanha e co-autor da descoberta.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório