Ciência

Descoberto planeta com mais água que a Terra

A NASA anunciou, esta semana, a descoberta de um novo tipo de planeta, maioritariamente composto por água e com uma atmosfera de vapor.
Versão para impressão
A NASA anunciou, esta semana, a descoberta de um novo tipo de planeta, maioritariamente composto por água e com uma atmosfera de vapor. O GJ 1214b é menor que Urano, maior do que o nosso planeta e orbita uma estrela anã-vermelha ao longo de 38 horas a uma distância de 2 milhões de quilómetros.
 
A descoberta foi feita por uma equipa internacional de astrónomos coordenada por Zachory Berta, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics através de dados fornecidos pelo Telescópio Hubble. “Não conhecemos nenhum planeta com as caraterísticas do GJ 1214b”, referiu Berta, acrescentando que “uma enorme fração da massa” do corpo celeste é de água.
 
O planeta, que tem cerca de 2,7 vezes o diâmetro da Terra e pesa quase três vezes mais que o planeta azul, já tinha sido detetado em 2009, mas havia dúvidas quanto às suas características, que agora começam a ser desvendadas.
 
Através do conhecimento da massa e do tamanho do planeta, os astrónomos conseguiram calcular que a sua densidade é de cerca de 2 gramas por centímetro cúbico. Uma vez que a água tem uma densidade de 1 grama por centímetro cúbico, este facto sugere que o GJ 1214b tem muito mais água do que a Terra, e muito menos materiais rochosos. 
 
Consequentemente, a estrutura interna deste planeta seria “extraordinariamente diferente” da do nosso mundo com uma temperatura estimada de 230 graus Celsius. Segundo Berta, “as altas temperaturas e as altas pressões formariam materiais exóticos como gelo quente ou água super líquida, substâncias que são completamente estranhas à nossa experiência do dia-a-dia”. 
 
O GJ 1214b situa-se na constelação de Ophiuchus a apenas 40 anos-luz da Terra, o que o torna num candidato primordial a ser estudado pelo James Webb Space Telescope da NASA, ESA e CSA que deverá ter início no final desta década.
 
Clique AQUI para aceder ao estudo dos astrónomos sobre o GJ 1214b. 

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório